31 de mar. de 2014

CENÁRIOS ECONÔMICOS

ABRAHAM SHAPIRO

Conta a lenda que um físico, um químico e um economista naufragaram no mar. Chegam a uma ilha deserta onde encontram centenas de latas de atum. Porém, nada há por perto com que possam abri-las. Os três famintos começam a discutir o que fazer.
O físico propõe: “Vamos pegar uma pedra e golpear a lata no ângulo correto. Ela se abrirá”.
O químico diz: “Isso exige cálculo demais. Vamos pôr as latas na água salgada. O metal se oxida e podemos abri-las facilmente”.
O economista, por sua vez, conclui: “Parem de confusão, senhores! Basta supor que temos um abridor de latas, e o problema estará resolvido!”.

Eu evito comentar cenários econômicos. Primeiro, porque não os entendo bem. Segundo, porque os economistas também não os entendem bem.
Um cenário econômico em si tem pouquíssimos ou nenhum elemento passível de análise racional. John Kenneth Galbraith, de Harvard, disse em um de seus famosos artigos: “A única função das previsões econômicas é fazer a astrologia parecer respeitável”.
Nostradamus
Eu me recordo que, no início da crise americana de 2008, uma revista publicou o seguinte: “Nostradamus dizia ver o futuro numa bacia de água. Os modelos econômicos são mais complexos que alguns litros de água numa bacia. O problema é que, por mais sofisticados que sejam, eles não permitem antever as mudanças que as decisões de bilhões de pessoas podem causar à economia”.
A conclusão é que o comportamento das pessoas não é racional o tempo todo. Qualquer análise de cenário econômico, portanto, terá mais de suposição do que de realidade.
Dizem que outra crise está chegando por aí. Tudo o que penso a respeito é que os nossos avós novamente tinham razão. Dinheiro vivo é tão importante para a empresa quanto oxigênio para o sangue. A quem posso aconselhar, digo: “Em 2014, 2015, 2016... continue cortando despesas não essenciais e garanta o andamento das atividades lucrativas da sua empresa. Corte gordura e não músculos”. E acrescento: “Não seja tolo de cortar investimentos em propaganda e marketing. Só se você precisar diminuir as vendas”.
Para fechar, farei menção de um pensamento do saudoso jornalista Joelmir Beting: “Em economia, é fácil explicar o passado. Mais fácil ainda é predizer o futuro. Difícil mesmo é entender o presente".
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473