ABRAHAM SHAPIRO
O desejo por um Big Mac ou por uma Coca-Cola é desenvolvido através de todas as expectativas positivas
que a propaganda cria na lembrança dos consumidores. Entenda isto. E elimine os seus
preconceitos.
Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473
Quando você ler a biografia dos
grandes homens de negócios dos últimos cem anos, como Henry Ford e Samuel Klein
– o fundador das Casas Bahia –, você logo verá algo em comum a quase todos eles.
Sabe o que? É a crença sólida na
propaganda.
Ford afirmou: “Deixar de fazer
propaganda para economizar dinheiro é o mesmo que parar o relógio para ganhar
tempo”.
Por quase duas décadas, a Casas
Bahia foi a maior conta em propaganda do país, em todas as mídias. Não
coincidentemente este foi o período de seu maior crescimento. Aliás, é a prova
de que a propaganda desempenha efeito estabilizante para uma marca em períodos
de crise econômica. Foi graças à propaganda que a Casas Bahia obteve um
desempenho acima da expectativa geral em vendas durante as recessões do país.
A propaganda ativa a motivação à
compra do produto, especialmente quando ela mostra seus benefícios funcionais e
emocionais. É mais fácil ao consumidor reconhecer suas necessidades quando
exposto aos produtos anunciados. Como resultado das campanhas publicitárias que
lhe atingem, ele elabora um processo mental que utiliza as informações
acumuladas em sua memória. O resultado é a compra do produto! A preferência inconsciente
do consumidor sempre está sobre a marca e produtos que ele mais vê nos meios de
comunicação.
Na nossa cultura, os objetos não são
simples objetos. Eles têm valor emocional para as pessoas. O valor que os
consumidores percebem num produto é diretamente proporcional à eficácia de sua
comunicação.
Que tal este apelo? Emocional é pouco! |
Não dependa só da economia mundial
ou nacional para planejar a sua estratégia. Fale do seu produto ao público alvo.
A boa sorte que você espera no
aumento das suas vendas está na ação em propaganda que você investe. Portanto,
invista! Mensure os resultados, e comprove na sua prática o que todos os
empreendedores de sucesso descobriram há muito tempo.
______________________ Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473