31 de jul. de 2013

TODA A SORTE CONTIDA NA PROPAGANDA

ABRAHAM SHAPIRO


Quando você ler a biografia dos grandes homens de negócios dos últimos cem anos, como Henry Ford e Samuel Klein – o fundador das Casas Bahia –, você logo verá algo em comum a quase todos eles. Sabe o que?  É a crença sólida na propaganda.
Ford afirmou: “Deixar de fazer propaganda para economizar dinheiro é o mesmo que parar o relógio para ganhar tempo”.
Por quase duas décadas, a Casas Bahia foi a maior conta em propaganda do país, em todas as mídias. Não coincidentemente este foi o período de seu maior crescimento. Aliás, é a prova de que a propaganda desempenha efeito estabilizante para uma marca em períodos de crise econômica. Foi graças à propaganda que a Casas Bahia obteve um desempenho acima da expectativa geral em vendas durante as recessões do país.  
A propaganda ativa a motivação à compra do produto, especialmente quando ela mostra seus benefícios funcionais e emocionais. É mais fácil ao consumidor reconhecer suas necessidades quando exposto aos produtos anunciados.   Como resultado das campanhas publicitárias que lhe atingem, ele elabora um processo mental que utiliza as informações acumuladas em sua memória. O resultado é a compra do produto! A preferência inconsciente do consumidor sempre está sobre a marca e produtos que ele mais vê nos meios de comunicação.
Na nossa cultura, os objetos não são simples objetos. Eles têm valor emocional para as pessoas. O valor que os consumidores percebem num produto é diretamente proporcional à eficácia de sua comunicação. 
Que tal este apelo? Emocional é pouco!
O desejo por um Big Mac ou por uma Coca-Cola é desenvolvido através de todas as expectativas positivas que a propaganda cria na lembrança dos consumidores. Entenda isto. E elimine os seus preconceitos.
Não dependa só da economia mundial ou nacional para planejar a sua estratégia. Fale do seu produto ao público alvo.
A boa sorte que você espera no aumento das suas vendas está na ação em propaganda que você investe. Portanto, invista! Mensure os resultados, e comprove na sua prática o que todos os empreendedores de sucesso descobriram há muito tempo.          
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473