26 de jul. de 2013

MANTENHA O "LINK" COM O SEU CLIENTE

Artigo publicado no jornal FOLHA DE LONDRINA, em 29 de julho de 2013, na coluna ABRAHAM SHAPIRO, em Empregos e Concursos.


ABRAHAM SHAPIRO

A sua conexão com o seu cliente é sagrada.
Se você o visita só para fechar vendas, a essas horas ele deve estar pensando que você busca apenas vantagens pessoais, e com razão, porque ele espera pelo seu interesse em saber como vão seus negócios, os resultados e os esforços pela conquista de maior fatia de mercado.
As relações em negócios precisam ser mantidas assim como as relações interpessoais. Mesmo porque a maior parte dos negócios entre empresas ainda é feita por pessoas.
Você acha esta lição muito básica? Muito tem-se falado sobre isso. Mas você está praticando? Tem atitude, educação, diplomacia e, acima de tudo, profissionalismo nos relacionamentos? Se ainda não,  profissionalize-se. E pare de reclamar por não estar realizando boas vendas.
A lição mais importante sobre o relacionamento com o cliente é: não deixe que ele confunda as coisas. Toda relação inspira cuidado! Evite criar intimidade. Não use expressões amistosas e brincadeiras. Ele é cliente, e não amigo. No caso de amizade, recorde-se de que negócio é negócio. Amizade fica de lado.
Concentre-se no fato de que você é um prestador de serviços. E só! 
Quando há diferença de gênero, redobre a cautela. O ex-presidente Jânio Quadros explicou o porquê numa de suas frases mais sábias: “Intimidade entre homem e mulher gera aborrecimento ou filhos”. Claríssimo, não é?
Visite o seu cliente. Vá até ele. Mas não o incomode.
Nada de falar somente ao telefone ou por e-mail. Estas ferramentas são frias. Use-as como complemento de uma comunicação profissional. Demonstre que o seu cliente é importante e que você se preocupa com que seus negócios vão bem.
Porém, jamais o deixe pensar que você fará qualquer coisa para fechar um negócio com ele. Não é assim. Tudo tem limite. E negócios têm regras. Conheça e obedeça as regras da sua empresa. O seu produto ou serviço tem valor e preço. Mantenha vívida essa consciência... e faça bons negócios.
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473