23 de jul. de 2013

COMO FORMAR NOVOS VENDEDORES

ABRAHAM SHAPIRO

A área de vendas está atraindo cada vez mais interessados. A todos os que ainda não entraram, mas gostariam, dou destaque a dois pensamentos que,  definitivamente, são negativos em qualquer circunstância. O primeiro é acreditar que um curso de vendas irá ensinar truques infalíveis e receitas de sucesso. O segundo é acreditar que vender é sinônimo de “sentir o cliente”. Aí estão duas grandes “frias”.
Tem empresas por aí que estão contratando jovens sem experiência e colocando-os para acompanhar vendedores veteranos para treiná-los. Isso pode virar um problema de difícil solução caso o vendedor sênior tenha vícios. A razão é óbvia. Os exemplos do mestre limitam ou libertam o discípulo.
Outras estão colocando jovens sem nenhuma experiência em contato direto com clientes. Outro erro. Isso tem o poder bombástico de destruir a relação com o cliente, sem dizer que irá desmotivar o vendedor.
Cursos públicos de vendas podem ser bons. Eles tendem a recorrer a ensinamento de gurus –  mais propensos a evangelizar populações ignorantes do que a formar pessoas conforme a realidade.
Os melhores cursos e treinamentos são os que se fazem indoor ou in company, feitos de acordo com a necessidade da empresa e que aliam técnicas com a realidade de mercado em que a empresa está inserida. Reuniões e estudos regulares com o gestor de vendas também  dão resultados eficientes.
Após os treinamentos, é hora de o aprendiz sair a campo – sempre acompanhado de um vendedor experiente. O novato deverá tomar a iniciativa, fazendo, mais tarde, o balanço de sua ação junto do orientador.
O ideal é alternar sempre a formação teórica com prática.
Importantíssimo é orientar os vendedores em treinamento sobre o que não deve ser feito. É bom mostrar também as competências que precisam agregar a si para que tenham sucesso na carreira.
Treinamento não é só para “melhorar habilidades”. Deve também fomentar maturidade e interesse em cada colaborador. Isto é o mais importante. O resto, deixe por conta do computador.
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473