10 de jul. de 2013

COMPLIANCE

ABRAHAM SHAPIRO


As empresas estão se organizando cada vez mais e entendendo que, sem padrões e regras, não se colocam corretamente no mercado competitivo que aí está.
O conjunto de disciplinas para fazer cumprir as normas legais, as políticas e as diretrizes estabelecidas para um negócio, bem como evitar, detectar e tratar qualquer desvio ou inconformidade que possa ocorrer, recebe um nome que, se você ainda não ouviu, vai ter que se familiarizar muito com ele. Trata-se do COMPLIANCE (fala-se: com-plái-êns).
Compliance se traduz como “observância”, e tem origem no verbo inglês “to comply”, que  significa “agir de acordo com uma regra”.
O emprego da palavra compliance na empresa começou no mercado financeiro. Depois se estendeu para as diversas áreas das organizações privadas e governamentais, especialmente aquelas que estão sujeitas a regulamentação e controle.
A vantagem do compliance é que, frente a qualquer possível desvio em relação à política estabelecida, os problemas são logo identificados e evitados. Por isso, sócios e investidores têm maior segurança de que suas aplicações e orientações serão geridas segundo as diretrizes que estabeleceram.
Em função desta segurança, o compliance exige a severa separação das funções, ou seja, quem determina um investimento, por exemplo, não pode fiscalizá-lo;  aquele que cria uma norma interna não pode ser o corregedor desta norma. É moral e ético ao mesmo tempo.
Desde meados da década de 1990, muitas organizações públicas e privadas passaram a adotar o compliance como uma de suas bases de transparência. Assim, também, empresas que não possuem uma área forte de compliance perdem sua credibilidade perante as partes interessadas, os chamados stakeholders, e cada vez mais se distanciam de oportunidades em seu mercado.
E quanto à sua empresa? Que tal começar a estabelecer com a sua equipe regras claras e objetivas para dirigi-la? Contrate um consultor experiente e dê este passo. O presente precisa disso... o futuro chega logo... e os que lá estiverem, lhe agradecerão e dirão que você foi um verdadeiro administrador.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473