4 de jul. de 2013

O CICLO DA AÇÃO E DA CORREÇÃO

ABRAHAM SHAPIRO


Primeiro planeje. Depois ponha em prática o que você planejou. Esta fórmula parece intuitiva em todas as atividades humanas. Todo mundo, certamente, age mais ou menos assim.
Planejar antes, executar depois.
Nas últimas décadas, a área do Controle de Qualidade desenvolveu técnicas que elevaram este critério primitivo a um alto nível de eficiência. Quando aplicados à vida do dia a dia, eles fazem verdadeiros milagres tanto em comportamentos quanto em procedimentos profissionais.
Primeiro planeje. Depois aja pondo em prática o que você planejou. Então a coisa começa a ficar interessante.  Compare o resultado que você obteve na sua ação com aquele que você havia estabelecido no seu plano. Através disso você poderá observar o que não efetuou corretamente e proceder as alterações no planejamento original. Após, prosseguir com a ação, repetindo sempre a receita é o que deve-se fazer. Desta forma, você estará cada vez mais próximo do alvo desejado até atingi-lo.
Isto nada mais é do que o conhecido Ciclo PDCA, uma das técnicas mais empregadas em gestão de processos.
O problema é que, no dia a dia, as pessoas não fazem a checagem ou comparação do resultado que obtiveram com aquele que haviam planejado de início. Elas não criam visão do quão distantes ou próximas estão da meta estabelecida. Apenas fazem aleatoriamente.
Imagine quão poderosa é essa etapa de comparação de resultados. Pense, por exemplo, numa visita a um cliente potencial a fim de apresentar o seu produto.  O plano tinha um objetivo.  Após a visita, se você analisar todas as situações envolvidas durante a entrevista, irá conhecer com clareza e detalhes o que você acertou e o que errou nas suas ações.
Na medida da sua sinceridade consigo mesmo, o planejamento da próxima visita conterá as lições e as medidas necessárias para você atingir o sucesso que busca.
Ciclo PDCA. Leia mais a respeito e desenvolva-se profissional e pessoalmente.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473