19 de jul. de 2013

VENDEDOR INATO OU SUPERVENDEDOR. ISSO EXISTE?

ABRAHAM SHAPIRO

Todo gerente de vendas procura um supervendedor. Mas este sujeito existe? O que ele é? Será um  profissional com capacidade incrível de improvisação e simpatia... coisas que parecem muito com dons naturais?
Quantas pessoas da alta administração de empresas ainda acreditam que a venda é um atributo inato no ser humano! Isso é mau. O primeiro efeito perverso desse pensamento é levar o vendedor a equiparar os truques que utiliza para realizar vendas ao nível de técnicas científicas. É claro que dom existe, assim como predisposição natural para vender. Estas características facilitam a aprendizagem das técnicas. Mas não é tudo.
O mito do vendedor nato acaba separando os vendedores em dois grupos: os supervendedores e os outros. Essa distinção é frustrante e desvaloriza os que não se enquadram no nível “super”.
A ideia de “dom” é seguida por atitudes um tanto suspeitas. Truques, por exemplo. O vendedor preenche suas falhas técnicas com astúcia e manha, e tende a usá-las em toda situação possível porque já as viu funcionando no passado.
O Haroldo era um desses reputados supervendedores. Durante a negociação ele deixava cair sua caneta para que o cliente a apanhasse. Então dizia: “Fique com ela. Você vai precisar para assinar o pedido”.  Comportamentos cristalizados como este eram comuns no Haroldo. Não por coincidência ele era resistente a mudanças até o dia em que não serviu mais para a empresa,  porque a necessidade apontava para profissionais mais técnicos e resilientes. Ele não se enquadrava.
Hoje, as empresas recrutam recém-formados para venda. Exigem formação teórica sólida a fim de  complementar com aprendizagem no campo.
Venda, portanto, não é inata. O comportamento adequado de um vendedor é desenvolvido por formação e treinamento. Por isso, a profissão de venda, hoje em dia, tem um carácter mais nobre, a tal ponto que os salários mais elevados são os dos vendedores. Já não é raro vê-los ultrapassar os ganhos de alguns gestores da alta administração.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473