15 de jul. de 2013

O SIMPLES ATO DE TRABALHAR

ABRAHAM SHAPIRO


Em 1990, uma respeitada organização dos Estados Unidos pesquisou cinco mil lares e descobriu que apenas metade dos entrevistados estava satisfeita com seu trabalho. No ano 2.000 este número era de 42%. Em 2010, 38%.
A insatisfação com o trabalho tem crescido em todo o mundo, e está presente entre trabalhadores de todas as idades e faixas de renda.
O que acontece?
Observo que estamos pensando no trabalho de uma maneira que o torna impossível de produzir satisfação. Fundamental é entender que o trabalho em si não nos faz felizes, mas “o que pensamos” e “como pensamos” a respeito dele.
Uma atitude importante para o bom ajuste é não colocar o dinheiro como prioridade. É preciso situar a prioridade em outros alvos e posicionar o dinheiro como uma consequência.
Olhemos para um profissional de vendas. Ele deve estabelecer como prioridades:  acreditar em sua capacidade de  persuasão; acreditar nos benefícios e na qualidade do produto que vende; confiar na empresa em que trabalha; conhecer os clientes que precisam de seu produto; fazê-los conhecer mais e melhor o produto etc.
Quando este é o propósito básico, o resultado será: cumprimento de metas, comissões financeiras,  premiações e, finalmente, satisfação pelo desempenho de um trabalho completo e profissional.
Falta de reconhecimento é outro aspecto que enfraquece muita gente. Todo mundo merece algum nível de reconhecimento pelo esforço. Mas fazer o que tem de ser feito na expectativa por elogios é um risco à eficiência. Melhor é não alimentar a necessidade de aprovação, mas esforçar-se para desenvolver-se. Isto diminuirá a frustração quando não se ouve o esperado “parabéns” dos superiores. 
O trabalho em si é uma recompensa. Vê-lo como fonte de prazer faz-nos beber deste prazer. Passar a vida desejando somente dias de folga à beira da praia é negativo. O descanso e o trabalho juntos fazem bem a quem os deseja de modo equilibrado. Existem honra e mérito no simples ato de trabalhar.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473