25 de jul. de 2013

NÃO FAÇA PERGUNTAS DEMAIS AO SEU CLIENTE

ABRAHAM SHAPIRO

Quase nunca é bom insistir sobre algo que o outro não quer.  Se “forçar a barra”, acabará tirando a pessoa de seu foco principal. Ela pode até fazer o que você deseja. Mas depois ficará exigente e desapontada, pois não houve liberdade na relação.
Essa também é a razão exata porque não se deve perguntar coisas demais a seu cliente sobre o serviço que você irá prestar. É que tudo o que você perguntar ele irá responder. E na cabeça dele, uma vez que ele expresse uma vontade em resposta a você, tornou-se obrigação sua concedê-la a ele.  E se isto não for procedimento padrão dos seus serviços?
Na hora de renovar o contrato, ele se lembrará de tudo e não concordará com as novas posições que talvez você tenha de adotar – sejam de custo ou outras.
A regra é: não pergunte demais, nem de menos. Questione o que é estritamente necessário. O seu cliente toma tudo o que ele diz e você não faz como desvalorização ao seu trabalho. Seja profissional, e não prolixo.
Mas tudo bem. Se para você for fácil dar tudo o que o seu cliente quer, esqueça o que eu digo.  Só não espere que ele fique satisfeito, pois só existe satisfação quando há esforço. Logo, o que é de graça, não tem valor algum.
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473