ABRAHAM SHAPIRO
Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473
Quase nunca é bom insistir sobre
algo que o outro não quer. Se “forçar a
barra”, acabará tirando a pessoa de seu foco principal. Ela pode até fazer o
que você deseja. Mas depois ficará exigente e desapontada, pois não houve
liberdade na relação.
Essa também é a razão exata porque
não se deve perguntar coisas demais a seu cliente sobre o serviço que você irá
prestar. É que tudo o que você perguntar ele irá responder. E na cabeça dele,
uma vez que ele expresse uma vontade em resposta a você, tornou-se obrigação
sua concedê-la a ele. E se isto não for procedimento
padrão dos seus serviços?
Na hora de renovar o contrato, ele
se lembrará de tudo e não concordará com as novas posições que talvez você
tenha de adotar – sejam de custo ou outras.
A regra é: não pergunte demais, nem
de menos. Questione o que é estritamente necessário. O seu cliente toma tudo o
que ele diz e você não faz como desvalorização ao seu trabalho. Seja
profissional, e não prolixo.
Mas tudo bem. Se para você for fácil
dar tudo o que o seu cliente quer, esqueça o que eu digo. Só não espere que ele fique satisfeito, pois só
existe satisfação quando há esforço. Logo, o que é de graça, não tem valor
algum.
______________________ Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473