ABRAHAM SHAPIRO
______________________
Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473
Meu cliente se lamentava enquanto
fazia cálculos do potencial de venda de seus produtos. Ele provava
numericamente que o mercado era mil vezes maior do que seus vendedores imaginavam
enquanto reclamavam da dificuldade de encontrar clientes. Mas os clientes
potenciais estavam lá. Os números provavam. A força de vendas só não conseguia
ver.
Parecia novela mexicana. O diretor
mostrava a cifra calculada, rebatia 50%, e outros 50%. Ainda assim as
oportunidades para os negócios mostravam-se gigantescas. Os vendedores riam com desdém, julgando ser exagero.
Insistiam em que o consumo real do produto era pífio.
Certo dia, um dos gerentes regionais
teve de preparar uma apresentação a toda a equipe comercial. Um dos slides devia conter o potencial de mercado
do produto. Ele teve de pesquisar, fazer suas próprias contas e, junto de seus
subordinados, chegou ao número que, não por coincidência, era exatamente aquele
em que o diretor insistia há dois ou três anos.
Desde então, as coisas mudaram. As
vendas cresceram e o preço médio final de venda do produto aumentou.
O que aprender disso?
Ao que chamamos “visão” não consiste
num atributo exclusivo dos olhos físicos. Depende – e muito – da massa de informações
registradas e processadas no cérebro, onde tudo ocorre. Não conseguimos “ver” o
que não conhecemos.
Os eventos ou fatos que acontecem
são a realidade objetiva da vida. Contudo, o modo como encaramos estes fatos é
totalmente subjetivo; é função do sentido que damos a eles, das nossas
experiências pessoais e das aprendizagens que juntamos.
William Blake disse: “Não vemos com os
nossos olhos, mas através deles. A árvore que o sábio vê não é a mesma árvore
que o tolo vê”.
O investimento de maior resultado que você pode fazer consiste em ajudar as
pessoas a ter acesso à informação e a desenvolver sua percepção através de
experiências, pois, só por este caminho elas conseguirão ver por si mesmas e,
enfim, convencer-se de que você não é um teimoso, mas um visionário.______________________
Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473