15 de jul. de 2013

TUDO REQUER UM MÉTODO

Artigo publicado no jornal FOLHA DE LONDRINA, em 15 de julho de 2013, na coluna ABRAHAM SHAPIRO, em Empregos e Concursos.

ABRAHAM SHAPIRO


Meu amigo Carlos Picchi Jr é um empresário com história de sucesso no setor automobilístico. Fui visitá-lo em sua empresa, quando trocamos várias ideias positivas sobre vendas e seu modelo de negócio.
O Carlos é o tipo de pessoa que não encara o adjetivo “metódico” como pejorativo. Para ele,  metódico é aquele que “tem e age conforme um método”. E ele acredita que um método é o recurso definitivo para se prestar bom atendimento ao cliente, além de ser parte importante da técnica de venda.
Uma das coisas que mais admirei na visita foi sua sugestão de uma atitude que pode resolver o problema de muitos vendedores que não conseguem agendar visita a executivos da alta administração das empresas.
Para o Carlos o problema está no fato de eles não saberem “falar a língua” de quem coordena a agenda de compromissos dos empresários.
Eu concordo!  Quantos profissionais chegam até as secretárias, mas dali não passam! Inventam fórmulas, truques, insistem às vezes por semanas ou meses, mas não superam a barreira que elas impõem.
O que é “falar a língua das secretárias”? Em análise simples trata-se de compreender o que fazem, como atuam,  como se organizam e reconhecer isto. Ou seja, aprofundar-se no método que elas utilizam.
Agora vamos à solução indicada pelo Carlos Picchi. Ele aconselha que o vendedor faça um curso de Secretariado Executivo. Nada de ir a uma faculdade, mas frequentar um curso prático de menor dimensão curricular.  
Pensando bem, há imensa lógica aí. Além de o interessado melhorar seu padrão de comunicação,  ele saberá também como organizar-se melhor, como manter os contatos de seus relacionamentos, e redigir correspondências em formatos técnicos – o que poucos profissionais dominam hoje.
Soluções simples resolvem grandes problemas! Está aí uma dica preciosa de alguém que consegue resultados diários com inteligência e estratégia.
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473