24 de jul. de 2013

SAIBA INTERPRETAR A CONSCIÊNCIA DOS SEUS FUNCIONÁRIOS

ABRAHAM SHAPIRO

Posso ser franco? Funcionário com consciência pesada é um perigo. Ele fará tudo para mostrar que não é "mau" e que não cometeu erro algum. Mas bem aí, nessa atitude pontual, está sua fraqueza.
Um sinal suspeito que funcionários com sentimento de culpa emitem é a insistência  em agir na área onde se situa a falha ou desvio que ele cometeu. Fique de olho! Ele tentará encobrir seu erro com muitos acertos. 
A vendedora Jacenilde sabia que seus erros afugentaram clientes da loja. O que fez ela? Criou uma pesquisa de satisfação, ligou aos clientes ofendidos e registrou respostas manipuladas no relatório que ela remeteu aos diretores julgando que ninguém iria verificar. Mas um diretor refez algumas ligações e descobriu a má fé.
Observe como que as pessoas que repetem demais sua virtude de honestidade, por exemplo, é provável que não sejam tão honestas quanto desejam parecer. Quem é o que é não precisa mencionar. Todos veem. Interesse obsessivo por uma coisa ou outra pode revelar frustração por jamais tê-la alcançado.
Direto ao ponto? Contas financeiras devem ser controladas sem interrupção. Não conceda  autonomia completa a uma única pessoa no que concerne a dinheiro.  Vincule as ações do funcionário à conferência de outros. E destes a outros, de modo a minimizar os riscos de desvio.
Implante relatórios descritivos de viagens e outras ações. Verifique a clareza e a fidelidade de notas fiscais e recibos. Moralize as operações e os procedimentos. E se você é o diretor, submeta-se também a relatórios. Você é o exemplo.
Os antigos diziam: "Nem tudo o que brilha é ouro!" Nem todos o que parecem bons são bons.
Além do mais, deixar grandes somas de dinheiro nas mãos de uma só pessoa corresponde a uma responsabilidade com que talvez ela não possa arcar. A tentação existe. Caso ela caia, parte da culpa moral será sua, afinal, não se põe uma pedra no caminho de um cego.
Controle, audite, acompanhe recebimentos e gastos e cheque informações. Não é uma sugestão. Isto deve ser uma lei!
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473