3 de jul. de 2013

REVELAR SEGREDOS

ABRAHAM SHAPIRO


Um professor disse, certa vez: “Dos meus mestres eu aprendi muito, e também dos livros que li. Mas foi dos meus alunos que obtive as maiores lições para a minha vida”.
Esta semana, meu querido aluno Benedito Zanin Neto partilhou comigo uma bela lição.  Ele me contava que, há alguns anos, foi a seu tio e lhe disse:
- Tenho um segredo. Se eu lhe contar você o guarda só para si.
E o tio lhe respondeu.
- É claro que não. Eu o contarei a todo mundo, pois, se você, que é o dono do segredo,  não dá conta de guardá-lo, por que eu darei?
E o Neto finalizou dizendo: “Desde então, eu aprendi que segredo não se revela nem à pessoa em quem mais confiamos, porque, se é um segredo, assim deve permanecer”.
O método com que o tio do Neto Zanin o ensinou não é muito ortodoxo sob a ótica pedagógica. Mas isso não está em discussão aqui. Ele alcançou seu objetivo. Mesmo não tendo criado um pensamento novo, pois, trezentos anos antes François La Rochefoucauld já havia dito o mesmo* que ele com outras palavras, no dia a dia, saber guardar um  segredo diferencia as pessoas confiáveis daquelas que não são.
Contar segredo a um amigo ou parente e pedir sigilo é uma atitude em si mesmo duvidosa.  No entanto, há casos em que é necessário que seja passado a alguém. Nesta situação, a pessoa a quem se conta deve ter um grande comprometimento e, inclusive, conhecer quais serão as consequências caso venha  a revelá-lo a outrem.  
Conheça e cultive o sábio ensinamento de Baltasar Gracián, o célebre bispo e pensador católico do sec XVII, que disse: "Quem confia seus segredos a outra pessoa, faz-se escravo dela".

---------------------------- 
*“Como podemos nós pretender que os outros guardem os nossos segredos se nós próprios os não conseguirmos guardar?” (François La Rochefoucauld )

______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473