1 de ago. de 2013

O TEOREMA DE THOMAS E A ESCASSEZ DE PAPEL HIGIÊNICO

ABRAHAM SHAPIRO


O Teorema de Thomas é um estudo que vem da sociologia e foi publicado em 1928. Propõe o seguinte:  
"Quando as pessoas assumem uma situação como real, ela se torna
real em suas conseqüências”.
Traduzindo: o modo como você interpreta um fato influencia diretamente as suas atitudes. Parece natural, não? O problema é que a interpretação que fazemos dos fatos objetivos do dia a dia quase sempre é subjetiva e, por isso, perigosa, já que ela irá atuar sobre o nosso modo de agir.
A crise do petróleo de 1973 causou, entre outras más consequências, o "Pânico do Papel Higiênico".
Em 1973 aconteceu o Pânico do Papel Higiênico,
uma prova do Teorema de Thomas
Com a queda na importação de petróleo, espalhou-se um boato  que iria faltar papel higiênico no mercado. As pessoas começaram a comprar o produto em enormes quantidades. Isso causou uma escassez. Diante da falta comprovada, as pessoas concluíam que não se tratava de um boato, mas de uma verdade. Entendeu agora?
Veja o que ocorreu comigo, esta semana. 
Recebi o e-mail de um desconhecido professor que, na tentativa de vender um curso de sua promoção, redigiu o seguinte texto em sua mensagem:

"O PIB está diminuindo e a inflação aumentando no Brasil. Os compradores vão começar a pleitear redução nos preços e os vendedores precisarão de reajustes. Ganha quem souber negociar melhor. No dia 30, o Professor Zé das Couves vai apresentar o curso de Negociação no Hotel 5 Estrelas de S. Paulo. Você não pode ficar de fora, porque senão você não irá bater as suas metas de vendas ou de compras. Não corra este risco. Faça a inscrição no nosso curso".

O tal professorzinho se aproveita de fatos e notícias para vender seu peixe. Ele tenta induzir a minha interpretação subjetiva afirmando que o PIB nacional está diminuindo e a inflação aumentando. Ele deseja semear dúvida do futuro em mim, diminuindo a confiança e usando a insegurança para forçar a minha inscrição em seu curso. Percebeu a estratégia baixa que ele usa? 
Ele não é bobo. Mas você e eu também não somos. Nós somos informados. Acompanho as notícias e as sinopses econômicas diariamente. Logo, a minha interpretação sobre a economia é objetiva. Exatamente por isso não  comprarei o tal cursinho e nem apostarei na desgraça econômica do país.
Não se deixe levar por baixezas desse nível. Cuidado com a subjetividade. Sempre! Invista o seu esforço em melhorar a sua capacidade objetiva de interpretação... e você viverá muito melhor.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473