28 de jun. de 2013

PERGUNTE ANTES DE RESPONDER

ABRAHAM SHAPIRO


Era uma vez um homem que desejava ser sábio, mas não tinha tempo para se dedicar. Sabedoria requer tempo e esforço. Inteligente para cálculos e negócios, ele acreditava ser fácil alcançar seu objetivo. Procurou um sábio, que lhe propôs um teste:
- “Se dois homens entram numa casa pela chaminé, um deles tem sua face suja de fuligem e o outro não, qual dos dois irá se lavar?”
O homem respondeu:
- “O que está sujo, é lógico!”
- "Não!", responde o sábio. "O limpo vê que o outro está sujo, pensa que também está, e vailavar-se. Já o que está sujo, ao ver que o outro não se sujou, presume que esteja limpo".
O homem diz:
- "O senhor tem razão. Agora creio estar pronto para ser um sábio!"
O mestre balança a cabeça e declara:
- “Perdoe-me, mas não está. Como é possível que dois homens passem por uma chaminé e só um se suje?”
Você aceita informações como fatos definitivos, sem questionamento? Perguntar é saudável – especialmente com humildade e desejo de clareza.
Se uma pessoa responde uma pergunta diretamente, significa que está aceitando as premissas pelas quais a pergunta foi elaborada. Exemplo: “Você é um homem?” Quem responder: “Sim” de imediato provavelmente estará pensando apenas no seu gênero masculino, quando talvez o questionador tivesse o foco  sobre conduta moral e ética, e não em gênero.
No entanto, se para este mesmo indivíduo a pessoa perguntasse: "Você deixou de bater na sua esposa?", agora certamente ele faria uma pergunta buscando esclarecimento antes de dar sua resposta!
Perguntar é preciso. Perguntas que busquem luz, que revelem pensamentos e produzam informações seguras para se dar respostas. Quem age assim consegue mais paz do que aqueles que protestam contra as guerras.
Acostume-se a perguntar. Crie questões inteligentes. Você verá que o mundo será bem melhor quando buscar maior entendimento a tudo o que, hoje, você aceita como definitivo.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473