21 de jun. de 2013

HEURÍSTICAS: OS ATALHOS MENTAIS

ABRAHAM SHAPIRO


O ser humano adora tomar atalhos. Em decisões importantes principalmente. Escolhemos a alternativa que dará menos trabalho.
Preguiça? Não posso afirmar. Mas o que já vimos funcionar antes, torna-se mais confiável como solução a um problema atual.
Por isso construímos “regras” que serão usadas como bússola para todas as necessidades: profissão, criação de filhos, relacionamentos etc.  É a nossa coleção particular de experiências que já deram certo. E isso tem nome.  Chama-se “heurística” – palavra grega que significa “descoberta”.
Por exemplo. Uma pessoa acaba de comprar uma TV de plasma. Chega em casa e vai conectando cabos e fios. Suas experiências anteriores lhe dão a garantia pessoal de que irão resolver o problema atual de instalação. O aparelho deverá funcionar, sim. Mas sabe o que? É provável que muitas funções desta TV jamais sejam exploradas por este usuário. É claro, ele não leu o manual por ser  grande demais; e as letras pequenas.
Este é um só um dos milhares exemplos do que ocorrem quando damos preferência às nossas heurísticas –  atalhos mentais –, em lugar de optarmos pela alternativa um pouco mais trabalhosa, como a leitura do manual de instruções.
Mas não sejamos radicais. As heurísticas têm  utilidade na vida. Elas nos ajudam a tomar decisões emergenciais, quando faltam informações em situações de risco ou perigo. Mas não funcionarão bem em situações que requerem análise detalhada. Aí elas  podem produzir. Definitivamente,  o melhor sempre será ler o "manual de instruções".
Minha mãe é uma grande cozinheira. Mas dificilmente faz o mesmo prato duas vezes. Algo sempre sai diferente. Ela não segue receitas. Faz tudo de cabeça e usando sua velha e prática intuição. Mas se eu disser que sua heurística não produziu um prato tão gostoso quanto da última vez, ela vai tentar me convencer de que faltou uma pitada de pimenta. É que até para construir as nossas desculpas preferimos usar nossos atalhos mentais.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473