11 de jun. de 2013

A EFICIÊNCIA DO E-MAIL MARKETING

ABRAHAM SHAPIRO


Tenho observado empresários inteligentes acreditarem demais e perigosamente numa ferramenta de comunicação que não é tudo o que pensam. O lado duvidoso disto é o radicalismo de achar que, por parecer de baixo custo, ela seja a solução ideal para todas as estratégias.  Estou falando do e-mail marketing.
Vamos deixar claro alguns pontos sobre e-mails:
  • Muita gente em empresas no Brasil e no mundo não lê e-mails
  • Um e-mail não substitui propaganda de nenhum tipo.
  • O e-mail pode ser um apoio à comunicação, porém, jamais a peça única e suficiente  de uma campanha de comunicação.
  • Nos Estados Unidos, na Europa e no Japão o comportamento do internauta em relação  ao e-mail é diferente do Brasil. Portanto, livros traduzidos que exaltam a eficácia desta ferramenta devem ser considerados com a devida cautela.
Já tive oportunidade de testar o envio de e-mails para muitos públicos diferentes. São poucos os que abrem e leem mensagens de quem não conhecem. Menos ainda os que atendem a convites da mensagem como: “clique e acesse”.... “visite a nossa página....” etc.
Se você tiver uma lista de e-mails e contratar uma empresa competente  na prestação do serviço de dispará-los um a um contendo um recado de negócio, ao cumprir a tarefa, a empresa lhe enviará um relatório contendo as taxas de entregabilidade e os índices da abertura das mensagens. É provável que você fique decepcionado com o que constará neste relatório.
E-mail não é um meio efetivo e eficiente de se estabelecer o relacionamento e a interação entre marcas e consumidores. Por enquanto, pelo menos, não é. Está provado.
Eu ainda acredito mais em cartas mandadas pelo correio.
Peço apenas a sua gentileza de não confundir-se com as minhas colocações. Eu não estou afirmando que o e-mail marketing deva ser desprezado como forma de comunicação. Digo, sim, que deve ser bem conhecida a realidade do público com quem você irá se comunicar e que o e-mail não substitui a propaganda, de modo algum. E-mail ainda é só um item –  e ao que tudo indica raquítico – em atingir determinados públicos. É isso!
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473