18 de jun. de 2013

MAIS UM POUCO SOBRE EMOÇÕES NOS NEGÓCIOS

ABRAHAM SHAPIRO


Falarei de mais uma lição que aprendi na vida real.
Toda vez que alguém frisa demais uma virtude pessoal, deve ter problemas nessa área. O funcionário que se diz honesto, o marido que insiste em sua fidelidade e o patrão que se gaba dos bons tratos aos colaboradores podem estar aliviando suas dores de consciência ou encobrindo áreas questionáveis de sua conduta.
A sabedoria diz: “Quem é não precisa dizer!”. E o povo completa: “Abacaxi na cabeça não faz ninguém melhor!”
Autoafirmação é uma das explicações para este comportamento. Se você o adota, corrija-se. Se o vê em alguém próximo, abra os olhos.
A personalidade mais fácil de manipular é aquela em que predominam as emoções. Um patrão sentimental terá à volta funcionários que passam grande parte do tempo planejando como alcançar ambições pessoais usando a empresa. E para não levantar suspeitas eles repetem lindas frases ao patrão porque ele se comove com elas.
Eu vi funcionários afastarem líderes e diretores com este jogo sujo. Um deles disse ao chefe: “Estamos todos perdendo o amor pela empresa”.  O patrão, temendo perdê-los, rompeu uma auditoria dos desvios e fraudes que enriqueciam vários deles. Quando esses “falsos comprometidos” empregados souberam que estavam prestes a ser pegos, começaram uma chantagem coletiva junto ao patrão com discursos sobre sua paixão pela empresa e ameaças de desligamento por ressentimento. O patrão, fragilizado, optou por ceder a esse típico “canto de sereia”. Agora paga o preço da tolice, refém de uma quadrilha de experts que o roubam, mas  o fazem sentir-se bem com palavras doces e agradáveis.
Emoção confunde. Causa perda de rumo nos negócios.  Só não direi isto ao cantor Roberto Carlos que, ao abrir seus shows com o mantra: “São tantas emoções”, é um recorde de vendas de CD´s por décadas. Talvez seja ele a única exceção à regra.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473