3 de jun. de 2013

QUANDO GOSTAR É MAIS DO QUE CONHECER

Artigo publicado no jornal FOLHA DE LONDRINA, em 03 de junho de 2013, na coluna ABRAHAM SHAPIRO, em Empregos e Concursos.


ABRAHAM SHAPIRO

Mais do que conhecer produz resultados, o amor pelo que se faz produzirá muito além! E melhores!
Conhecimento e técnica são importantes. São um dos alicerces do sucesso. Mas ter satisfação com aquilo que se faz, dará frutos mais doces.
As inovações procedem antes daqueles que gostam de sua atividade do que dos que apenas a conhecem bem. É provável que alguém superiormente habilitado em determinada função  não alcance o desempenho de outro que, além disso, some satisfação ao exercê-la.
O droping-out –  traduzido como “abandono” ou “deligamento”, seja  de uma escola, de um grupo religioso, político ou filosófico, por razões práticas, ou mesmo desilusão –  apontou como causa de um número expressivo de pessoas, em várias pesquisas, a falta de satisfação. Declarações como: “Eu vivia desconfortável lá”, “Não me sentia inteiramente bem”, e  “As pessoas não me acolhiam com alegria e sinceridade” foram mencionadas com absurda frequência entre os pesquisados. Muitos deles conheciam bem as instituições ou filosofias que abandonaram. Outros se desempenhavam conforme o esperado e pareciam engajados. No entanto, não suportaram permanecer.
Eu já ouvi funcionários que traziam resultados importantes para suas empresas desistirem de seus postos bem pagos pela mera explicação de que não sentiam gosto pelo que faziam.
Conclusivamente, além da integração de novos funcionários e do treinamento básico, é preciso criar atividades paralelas que despertem sua satisfação desde a entrada na empresa. Refiro-me a meios para envolvê-los com as pessoas que passarão a ser de sua convivência e até com o ambiente físico que fará parte de seu dia a dia.
Ceder aos colaboradores o espaço de que necessitam pode parecer suficiente para que gostem da empresa, mas não é. Alvos superiores em aprendizagem e qualidade são  atingidos quando o ambiente traz em si a preocupação em dar algo mais em troca de que gostem e sintam contentamento através da dignidade, reconhecimento e valorização.
Pessoas satisfeitas se comprometem e engajam seu esforço em favor da causa com maior convicção.
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473