25 de jun. de 2013

O PRIMEIRO "GOL" EM VENDAS É O MAIS DIFÍCIL

ABRAHAM SHAPIRO


Em consultoria a equipes de vendas, sinto-me obrigado a instruí-los sobre como controlar suas emoções na busca  de resultados. Não é fácil. Mas faz drástica diferença na qualidade da venda.

Emoções nos negócios só têm dado lucro ao cantor Roberto Carlos.
No cenário econômico do país, o consumo ainda se mantém. Mas a competitividade cresce dia a dia. Cada nova venda é calorosamente disputada. Cumprir metas está mais difícil hoje do que nunca foi antes. É preciso energia atômica para fazer crescer a participação da empresa no mercado. Ansiedade e baixa autoconfiança são os maiores obstáculos aos players, nessa hora.
O momento atual está bem parecido com aquelas partidas de futebol em que um dos times precisa ganhar com diferença de dois gols sobre o adversário. Imagine quanto isto não exige em concentração e equilíbrio psicológico. Só se resolve com “atitude positiva”, isto é, jogar o jogo da melhor maneira, e não deixar que a pressão da diferença de gols atrapalhe o desempenho. É aí que treinamento é definitivo. Uma equipe bem treinada, que compreende seu papel e pratica a tática em conjunto, terá maior domínio de campo e mais acertos.
O modo correto de agir é sair em busca do objetivo mais imediato e pensar em marcar o primeiro gol, pois isto colocará o adversário em clima de ansiedade e preocupação, enquanto você e o seu time se sentirão motivados. Agora é pensar no primeiro gol. Começar o jogo pensando nos dois gols que irão salvar o time só imporá desespero. E  isto confunde. O alvo presente é o primeiro gol.  Depois dele, tudo ficará um pouco mais  fácil.
Em vendas, assim como na vida, é exatamente assim: primeiro o que vem primeiro; e depois, o que vier na sequência. Uma coisa de cada vez.
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473