13 de jun. de 2013

RESTAURANTES NÃO SÃO LUGARES SÓ DE COMIDA

ABRAHAM SHAPIRO


É aquela história: parece que todo mundo gosta de imitar. Nada contra. Imitar o sucesso é bom, até. Mas quando a imitação se torna uma praxe, criar diferenciais torna-se apenas uma teoriazinha.
Vejo pouco esforço na busca de ideias únicas e novas em negócios. Talvez por isso Steve Jobs e Bill Gates conseguiram tanto. Criaram algo novo, de fato.
Restaurantes são, para mim, um repetitivo exemplo de mesmice. Estão quase todos muito caros, e com pouquíssimos diferenciais que beneficiam o cliente. Preço é uma questão muito relativa, eu sei. Dizem que estão altos por causa da Copa do Mundo. Mas afinal, a Copa do Mundo e as Olimpíadas acontecerão em todas as cidades do país? Se assim for, será preciso haver medalha de ouro para os restaurantes que permanecerem abertos até lá!
Qual a razão de se querer ganhar tanto em cada prato? Especialmente nos serviços “a la carte”?
Muita gente não quer comer um prato individual sozinha. E há o caso de três ou quatro pessoas desejarem comer algo em comum. Não há facilidades disponíveis para elas, exceto em buffets self services.
No passado existia algo interessante, hoje em extinção. Os melhores restaurantes "a la carte" tinham opções de comida  para várias pessoas à mesa. Era um serviço familiar. Todos dividiam o conteúdo das travessas como em suas casas.  Isso até podia gerar o desconforto de um querer peixe e o outro carne. Mas isto podia se resolver com pratos individuais.
Se você observar, verá até que são poucos os restaurantes que oferecem pratos para dois.
Importante, quando o assunto é serviço de comida, é considerar que  restaurante não é só um lugar onde se come. Nele se fazem negócios, se namora, criam-se relacionamentos etc. O ambiente, portanto, é uma somatória que faz toda a diferença.  Decoração, cheiro, música, atendimento,   outros cuidados e quesitos são razões tanto ou mais fortes que  o próprio cardápio para  se conquistar a preferência do público. Coloque, então, tudo isso na balança e garanta a sobrevivência do seu negócio.
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473