5 de jun. de 2013

COMO UM GERENTE DEVE SE PORTAR - 1

ABRAHAM SHAPIRO


Um gerente é o representante de sua diretoria junto a um setor da empresa e uma equipe. É o olho da diretoria, e seu braço. Ele defende as ideias de seus superiores, facilita que sejam colocadas em prática, instrui seus subordinados a respeitá-las e jamais manifesta insatisfação ou discordância frente a eles.
O gestor não assumirá posição crítica ou maledicente em relação a um colega. Deverá, sim, manter diálogo positivo como meio de superar pontos contraditórios.
A Flávia não age assim em momento algum. Ela incita seus subordinados à antipatia contra outros gestores de quem ela mesma não gosta. Mas diante dos diretores, muda a situação conforme sua conveniência, dizendo que seus subordinados é que não o toleram.
Isso devia ter sido averiguado antes de sua promoção.
O que fazer agora com esse tipo de gerente? Ou você investe em fazê-lo aprender a portar-se eticamente, ou verá estragos maiores causados por sua incompetência. Se age assim, está comprovado que sua promoção foi por bondade, protecionismo ou ingerência. (Espero não ter sido você o autor desta façanha!)
Se um gerente não tem competências técnicas, não será eficiente. Mas quando não reúne competências pessoais necessárias, o problema é gigantesco. Faltam virtudes mínimas, como: diplomacia, boa educação, equilíbrio emocional e tudo de que se precisa para ser o representante da diretoria na área em que atuar.
A promoção de qualquer funcionário a um posto de comando deve ser vista com tanto cuidado quanto a travessia entre dois edifícios sobre uma corda. É a sua vida que está em jogo, e não a dele!
Evite qualquer empregado que parece bonzinho e concorda com tudo o que você diz. Veja como se comporta quando não há superiores por perto.  O que as pessoas verdadeiramente são, elas só demonstram quando sós ou junto de quem  pensam comandar.
Não mantenha gente de baixo nível na sua empresa. Amotinadores, promotores de intrigas e desrespeito, demita-os rápido. Se ainda não o fez, está atrasado. Pague e afaste-os daí. Não os deixe fazê-lo perder a esperança na vida. Seria um erro irreparável!
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473