24 de jun. de 2013

ROMPA COM OS SEUS PADRÕES

Artigo publicado no jornal FOLHA DE LONDRINA, em 24 de junho de 2013, na coluna ABRAHAM SHAPIRO, em Empregos e Concursos.


ABRAHAM SHAPIRO

Receio de errar. Medo de arriscar-se a pensar de modo não convencional.  Caminhar para fora da zona pessoal de conforto.  Por mais que pareçam teoricamente fáceis, na prática estas ações sempre nos põem paralisados, em dúvida, num vale onde não temos clara visão do que fazer.
Quantas vezes ficamos aí, ansiosos, nesse lugar obscuro, imaginando “e se não der certo?” quando, na verdade, devíamos ter coragem de ir além dos nossos limites!
Romper a ligação com os nossos padrões de pensamento e crenças é a mais saborosa forma de liberdade. Mas acontece que fazendo contrapeso no outro prato da balança estão os nossos medos. Então, eu desejo ter as melhores informações antes de agir; quero utilizar a melhor técnica possível e praticar somente o que estiver de acordo com as minhas experiências pessoais. É o temor do risco que nos faz assim.
Será possível trair a rotina e a mesmice sem se arriscar? Padrões e sistemas são muito importantes. Não conseguimos viver sem eles. Mas manter os padrões por tempo demais sem questioná-los, significa transformá-los em masmorras onde poderemos sucumbir e perder nosso valor pessoal. Muitos nem percebem isto.
Uma solução é converter o medo de errar em desejo de aprender. Já é uma pequena vitória.
Outra é saber que em muitas ocasiões da vida há mais de uma resposta certa.  Existem alternativas corretas além do sim e não. Nem tudo segue o padrão matemático.
Fundamental e mais importante é questionar-se.

-“Por que faço assim?”;

-“Como posso fazer melhor?”;

-“Essa escolha é boa?”;

-“Haverá outra saída?”,

-“Como é o mundo além desta parede?”

Pergunte-se “por quê?”... e depois: “por quê do porque?”. Não é o que as crianças fazem? E não são elas que mais aprendem? Que poder gigantesco e maravilhoso: questionar-se.
Rompa com os seus padrões! E você sentirá uma vida nova movendo-se no seu cérebro.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473