27 de jun. de 2013

MENTES SÃS EM CORPORAÇÕES SÃS

ABRAHAM SHAPIRO


Numa palestra em que eu apresentava a minha filosofia de trabalho em consultoria, um executivo me questionou: “Por que o posicionamento da sua empresa é ‘Mentes Sãs em Corporações Sãs’?”. Verifique em minha homepage.
Eu respondi a ele e à audiência com uma história. Ei-la a seguir.
Era uma vez uma empresa próspera, comandada por quatro irmãos, herdeiros de um velho pai, excelente visionário e homem de negócios. As coisas iam bem enquanto cada um administrava uma área e respeitava os outros. Certo dia, um deles resolveu superar o poder dos demais. Impôs seu direito de assumir os departamentos que julgava mais estratégicos.
Se este pretenso Napoleão – ou Hitler, não sei – tivesse competência, tudo estaria bem. Mas além de inepto, ele era dono de uma personalidade possessiva,  emocionalmente frágil e acostumado a levar todos à sua volta ao pior sentimento de inferioridade e humilhação por seus ímpetos de ira.
O que ele conseguiu com seu golpe foi horroroso.
As vendas despencaram. A produção travou. Os funcionários que permaneceram no quadro faziam corpo mole e dificultavam as operações. Consultores de norte a sul do país não davam conta de recuperar as enormes perdas. Um após o outro não logravam estimular a boa vontade dos colaboradores e a virada da situação.
Dois dos principais concorrentes tornaram-se donos de polpudas fatias de mercado graças às lacunas deixadas pela empresa enquanto irmãos disputavam o poder de mando. As perdas se acumularam a ponto de não restar alternativa senão a venda.
Agora eu pergunto: como tudo começou? Com o desequilíbrio emocional de um sócio-herdeiro da família empresária.
Conclusão. Traga todos os gurus, consultores e magos do mundo para dentro da sua empresa... e não se esqueça de incluir um poderoso Sistema de gestão. Se a cabeça dos dirigentes não estiver em equilíbrio, tudo será um nada absoluto!
Uma mente louca queima notas de R$ 100,00 para acender charutos e destrói um patrimônio de décadas em poucas semanas.
Com mentes sãs em corporações sãs tudo pode ser diferente!
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473