19 de jun. de 2013

UM RECADO AOS PREGUIÇOSOS

ABRAHAM SHAPIRO


A preguiça é muito pior do que imaginamos. Uma vez preguiçoso, sempre preguiçoso. O Rei Salomão – o mais sábio dos homens – disse que o preguiçoso terá sete boas justificativas para sua preguiça. E também: “As mãos preguiçosas empobrecem o homem”, “O preguiçoso deseja, e nada consegue”.
Um compromisso é ouro para um indivíduo responsável, que lutará com todas suas forças para cumpri-lo. Mas é serpente peçonhenta para um preguiçoso, que tudo faz para evitá-lo. Ele se atrasa. A bateria do celular acaba. O telefone desliga sozinho. O e-mail não chega. A sua chamada não entrou no celular dele. Ele confundiu-se com a data de entrega. Quinta-feira foi feriado, e ele emendou o fim de semana, afinal ninguém é de ferro. Segunda-feira todos estão ocupados e não irão atendê-lo. Sexta-feira é dia dele planejar a próxima semana, por isso, ele está focado nisso. O computador deu pau. O despertador não tocou. O cadarço do sapato desamarrou.
Você reconhece alguma dessas frases? Eu só as ouço da boca de preguiçosos.
Sabe mesmo o que o preguiçoso quer? Conforto. Mas diante da necessidade, você o verá prometer tudo. Ele se compromete até a alma. E  após garantir o que precisa, ele voltará a ser o que de fato é: um fracasso.
Descansar, ficar “de boa” é com ele mesmo.
Como salvar-se da preguiça? Primeiro, examine em quais áreas ela o ataca mais fortemente. Os métodos que ela emprega são sorrateiros e delicados. Observe os setores da sua vida em que você mais lança mão de justificativas para convencer os demais dos seus atrasos e insucessos.  Vendo isto, coloque agora o seu esforço máximo em trair essa tendência enraizada em sua mente. Para completar a receita, à medida que você vir-se vencendo e prosperando, elogie-se, crie autorrespeito, pois está superando um mal.  A preguiça já é vista como uma doença.
Você que gosta de viver na horizontal, se estiver dormindo, acorde e levante-se, porque depois da sua morte, certamente terá tempo de sobra para descansar!
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473