6 de jun. de 2013

COMO UM GERENTE DEVE SE PORTAR - 2

ABRAHAM SHAPIRO


Como anda o respeito na sua equipe de trabalho? Seus subordinados são respeitosos? E você se dá ao respeito?
Evite abrir espaço para que falem demais. Imponha barreiras que os impeçam de falar sobre determinadas situações. Deixe claro e comunique que é questão de respeito à empresa e às pessoas.
Não lhes dê direito de falarem sobre tudo. Caso  permita, você os ouvirá dizendo o que lhes vem à cabeça. Eles perderão “a linha” e invadirão áreas perigosas.  Então será tarde! Palavras são como as penas de um travesseiro lançadas ao ar. Você se lembra disso?
Em breve eles também tornarão público o que pensam de você. Emitirão julgamentos sobre os seus atos. Pessoas comuns facilmente se concentram apenas nas fraquezas dos demais, principalmente de seus chefes. Isso é mau, pois no momento seguinte eles terão encontrado suas razões para lhe maldizer e lhe desrespeitar. Por isso, dê-se ao respeito!
É claro que eles já têm construída uma opinião sobre você e o seu modelo de gerenciamento. Tudo bem quanto a isso. Este é um país de livre, graças a D-us! Pensar todos podem. Mas daí a liberar que falem tudo o que pensam sobre a sua gerência e decisões, certamente facilitará que tudo se torne um caos logo, logo.
Já vi gerentes perdidos a respeito dos conceitos de gestão participativa e libertinagem. Perderam as rédeas de seus grupos e prejudicaram suas carreiras para sempre, além da própria empresa. Isto é ser incompetente por definição.
Se você admitir que os seus funcionários falem mal da empresa, ou de outros gestores, ou de colegas ou de qualquer medida adotada pela diretoria, estará invertendo a ordem hierárquica e lançando a sua autoridade no lixo. É melhor demitir-se.
Se, por outro lado, você sonha em trazer uma expressão de alto nível para o interior do seu grupo, aprenda agora mesmo o que é dar e receber feedback, e adote esta solução na prática. Comece dando você o exemplo disso. Depois, informe-os sobre o que está fazendo. Isto, sim, poderá ser a chave de um novo tempo para a sua gestão e a sua liderança!
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473