10 de jun. de 2013

PRESSÃO E COBRANÇA NO TRABALHO

Artigo publicado no jornal FOLHA DE LONDRINA, em 10 de junho de 2013, na coluna ABRAHAM SHAPIRO, em Empregos e Concursos.


ABRAHAM SHAPIRO


A literatura especializada tem abordado desde várias óticas a pressão que os gestores exercem sobre seus subordinados em busca das metas no trabalho. Algumas positivas. Outras negativas.
Fazer pressão ou cobrança por resultados sem que a empresa esteja devidamente organizada, com planejamento e uma estratégia clara, fatalmente irá criar problemas de difícil solução. Para se exigir qualquer coisa é preciso proporcionar condições mínimas de realização.
O que se observa é que, mesmo com planejamento, há colaboradores que encaram negativamente a cobrança dos gestores. Quem são estes? Exatamente os que não conseguem satisfação com seu trabalho.
O problema, portanto, não é a pressão. Mas a insatisfação.
Daí, o objetivo do gestor não deve ficar restrito a instruir seus subordinados ao desempenho. Ele deve também ajudá-los a enxergar por si os pontos positivos do trabalho. Isso poderá fazê-los ver um sentido e derivar prazer com o que fazem. Incentivos, reconhecimento, elogios verdadeiros e até repreensões feitas com respeito e sinceridade fazem parte disso.
Acima de tudo, a maneira mais eficaz de se conseguir ter à sua volta pessoas com prazer por aquilo que fazem é “ser um exemplo vivo disso”.  Você gosta do que faz?
Se um gerente de vendas, por exemplo, acompanhar a equipe em suas prospecções de novos clientes, em abordagens e fechamentos de negócios, com contentamento por aquilo que faz, isso irá contagiar seu pessoal com tal prática. Eles decerto farão o mesmo depois. Até por força da modelagem.
O contrário também é válido. Este mesmo gestor lamentando-se a seus subordinados pelos números da meta e culpando seu diretor pelo absurdo que ela significa a seus olhos, contamina um por um com seu negativismo. Seu trabalho é um peso. E assim o será para toda a equipe após ele.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473