26 de jun. de 2013

ANTES QUE A JANELA SE FECHE

ABRAHAM SHAPIRO


O Brasil carece de melhorar a produtividade, dizem os técnicos. Para mim não é só isso. Acho que precisamos também de criatividade. Mas criatividade começa com uma predisposição mental. E a nossa não está muito predisposta, não.
Somos como aquele fotógrafo que, no momento de acionar o botão da câmera, pensa: “será que a bateria está carregada?”. E ao apertar o dedo, descobre que se esqueceu de carregá-la. Ele tinha tudo para o registro da cena mais fantástica de sua carreira. Mas não cumpriu o mais simples e básico.
O Brasil está hoje no lugar de seu maior potencial, no ponto auge de encontrar as respostas certas para os seus grandes dilemas. Mas ao julgar que está pronto e bom, vê a janela das oportunidades começar a se fechar.
Faltam-nos duas atitudes: “sequência” em aperfeiçoar os processos que começaram a dar certo,  e “frequência” em mantê-los funcionando.  Estamos sempre começando coisas novas, sem concluir as antigas. Esta falta de continuidade nos faz vulneráveis.
Paixão temos de sobra. Mas não depende só disso. Muito menos de mais uma Copa do Mundo. Mas de visão técnica e de perseverança.
Produção neste país vale nada. Não se veem incentivos para produzir, criar e desenvolver. Nunca – em toda a história – a indústria foi tão desprezada.
Se nós nos importássemos pouco mais com a produção, nossas conquistas seriam consistentes e duradouras. As pessoas se sentiriam engajadas. Suas conquistas teriam valor. Mas a ação é outra. Preferem dar dinheiro para a população ir às compras. E chamam a isso “país rico”. Até quando? Impostos aumentam, enquanto o povo vive uma ilusão destrutiva e degradante.
Temo que deixemos passar o grande momento da nossa história. Oportunidades são um banquete servido a todos.  Os que dele comem alcançam o melhor da vida. Os que o desprezam, terão fome quando a mesa estiver limpa.
O Brasil tem sorte. Muita sorte. Minha dúvida é: será que tem visão?
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473