7 de jun. de 2013

MANIPULAÇÃO DE PESSOAS

ABRAHAM SHAPIRO


Manipulação o que é? É uma tendência presente e frequente em quase todas empresas.   
Manipulação consiste em levar um indivíduo a fazer algo que ele não percebe ou com o qual não concorda.
As pessoas não são ratos de laboratório. Elas têm consciência, pensam, têm vontade e formação baseada numa cultura e princípios – sejam quais forem.  Não conheço ninguém que, em consciência saudável, deseje ser manipulado.
Um gerente verdadeiro e íntegro não manipula  e não se deixa manipular por ninguém.
O que faz para não manipular? Ele deixará cada pessoa de sua equipe saber – desde sua chegada – o que ela deve fazer e por quê.
E como não se deixa manipular por outrem? Não dando aos demais conhecerem os atributos emocionais de sua personalidade.
"Ah, as emoções!" Este vocábulo merece destaque em neon com purpurina quando o assunto é manipulação. Toda pessoa em quem a emoção predomina sobre a razão é facilmente manipulável e, em última instância, ela mesma acredita que seus problemas serão mais fáceis de se resolver por achar que sabe jogar o jogo emocional. Mas isso é ilusão pura!
Conheci empreendedores talentosos que construíram grandes negócios fundados em emoção. Perderam tudo também por causa da emoção.
Não tenho pudor em afirmar que  "frieza" é um dos mais importantes atributos para a condução correta dos negócios. Infelizmente ela é vista como sinônimo de crueldade, interesse e  egoísmo, especialmente na cultura sentimentalista latina. No entanto, as decisões negociais necessitam do ser frio, objetivo e calculista – no sentido de fazer cálculos. 
Quer saber aonde chegará autorizando sentimentos além dos limites permissíveis nos seus negócios? A um cenário questionável de funcionários ressentidos se insubordinando contra as suas ordens; a um quadro de gerentes fazendo negócios a seu bel prazer e a coisas bem piores do que estas. Todos movidos por interesses pessoais de ganhos extras. Por quê? É óbvio.... Eles acham que você é bonzinho.
Não. Eu não sou vidente, nem profeta! Eu digo só o que vejo todos os dias na vida real.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473