20 de jun. de 2013

COMO CHEGAR BEM AO MERCADO DE TRABALHO

ABRAHAM SHAPIRO


Um número incrível de universitários recém-formados chega ao mercado de trabalho dizendo: “tá”,  “a-rã”, “de boa”, “vamo nessa”.
A vida universitária de muitos jovens confunde-se com um recreio de quatro ou cinco anos... quando não com uma balada. Vários vícios desta etapa da vida condenarão suas carreiras para sempre. O ambiente de trabalho é o oposto deste clima de entretenimento descomprometido.
Se este é o seu caso ou se você está em vias de aconselhar alguém, atenção! Adote a seriedade como conduta. Não receie ser sincero e dizer, por exemplo: “Eu nunca ouvi falar disso. Pode  me explicar?”  Agir assim é realmente bom, e desperta o senso de ajuda nos demais.
Você e ninguém absolutamente precisam saber tudo.
Para quem está batendo à porta do mercado de trabalho, fazer perguntas sobre o que não sabe a quem tem experiência é inteligente e  prático. Idiota é quem finge entender o que ignora.
Lamentavelmente, o nosso sistema de ensino rotula como chato o aluno que levanta a mão para fazer perguntas. Quase sempre a dúvida de um é também da maioria. E como o contingente de professores mal preparados é enorme, pressioná-los com questões é a morte.
Além disso, o brasileiro tem a presunção de ter nascido com todos os manuais de instrução e bulas de remédio instalados em sua memória. Esta é uma ilusão que custa caro.
Qualquer profissional competente de hoje foi um questionador em sala de aula ou um pesquisador em particular.
Você já deve ter ouvido falar que neste mundo só vence quem sabe dizer não: “não entendi”, “não sei”, “não conheço”, “não fui”, “não li”, “não sei como se escreve”.  Saber não é obrigação. Dizer que não sabe e aprender, sim. Então pergunte, revele-se e aprenda. 
Nenhum trabalho é bem realizado quando seu feitor não tem dúvida alguma. No mercado de trabalho atinge o alvo não aquele que faz igual aos demais, mas garantidamente o que toma o rumo oposto à manada.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473