1 de mai. de 2013

PODER PARALELO

ABRAHAM SHAPIRO

Na conversa com aquele velho amigo meu, ele tocou num ponto que precisa ser conhecido por pessoas bem informadas como você. Falamos sobre “o poder paralelo na empresa”. Ele estava lendo um livro no qual uma interessante imagem era exposta e analisada. 
Toda empresa tem um gráfico que representa sua estrutura formal de organização. Como você sabe, é o organograma.
Qualquer organograma serve para mostrar como estão dispostas as unidades funcionais em termos da hierarquia e das relações de comunicação entre estas.
Mas ocorre que, numa estrutura carente de pessoas devidamente capacitadas e qualificadas para a administração de suas várias áreas em vista de planejar, organizar, dirigir e controlar os processos que resultarão na produtividade desejada, a empresa viverá um cenário complexo por pura ausência de orientação. Os colaboradores não sabem claramente o que fazer, como fazer e nem qual padrão de desempenho é esperado deles.
Em decorrência disso, eles se agrupam – por conta própria –  com o fim de conseguir apoio uns nos outros já que não há  suporte dos gestores e de hierarquias superiores. Isto favorece o desenvolvimento de um poder paralelo que, na prática, funciona como se passasse a existir outro organograma no qual os poderes são reais, e não imaginários como aquele que a chefia instituiu e pretendeu fazer vigir.
Eu sei de muitas empresas que investem no treinamento de seus funcionários. Elas estão preocupadas em melhorar seu conhecimento técnico ou prático. Entretanto uma parte delas despreza duas diretrizes fundamentais para que o sucesso organizacional destes treinamentos torne-se uma realidade:
  • A primeira é a capacitação dos seus gerentes, coordenadores, supervisores e outros cargos de gerência quanto ao gerenciamento, regras de relacionamento, comando e controle.
  • E a segunda é de monitorar permanentemente as pessoas que ocupam tais cargos quanto a seu desempenho sobre as pessoas que administram. Perguntas como: “Elas estão alcançando a produtividade esperada?”; “Sabem criar e desenvolver bons relacionamentos entre os membros de seu grupo de trabalho?”; “Seus subordinados atuam segundo um organograma de poder paralelo?”; “Há uma métrica objetiva  para medida do desempenho individual?”, e outras.
Não se iluda. Se a sua empresa não tem métodos claros de avaliar situações como estas, pode crer que existe, sim, um poder paralelo implantado. E como já disseram os sábios: “um reino dividido tende fatalmente à ruína”.
 ______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473