27 de mai. de 2013

NEGÓCIOS FAMILIARES: EFICIENTES OU NÃO?

Artigo publicado no jornal FOLHA DE LONDRINA, em 27 de maio de 2013, na coluna ABRAHAM SHAPIRO, em Empregos e Concursos.


ABRAHAM SHAPIRO

Se eu disser que o Walmart, a Samsung e a Porsche são “empresas familiares”, você acredita? Pois elas são! Aliás, mais de 30% de todas as companhias do mundo com faturamento superior a US$ 1 bilhão são “empresas familiares”.
Mas existe um a tendência ou crença de se considerar que estas empresas são menos eficientes do que as profissionalizadas. Isso pode ser um erro porque pouco se sabe sobre as exatas diferenças entre estas duas modalidades organizacionais.
Uma pesquisa realizada em 2011 pelo Centro de Administração e Economia da Escola Politécnica da França comparou empresas familiares com outras congêneres dos mesmos países, similares em porte, porém não controladas por uma família.
As conclusões mostraram que em momentos bons da economia as empresas de família não faturam tanto quanto empresas de controle pulverizado. Já quando a situação da economia piora, empresas de família superam em muito as rivais. E quando analisados ciclos de mercado de 1997 a 2009, constatou-se que o desempenho financeiro médio de longo prazo foi melhor entre empresas de família do que entre as demais em qualquer país examinado.
Além disso, empresas de família dão mais importância à resiliência do que a resultados e evitam fazer festa quanto tudo vai bem –  para ter mais chance de sobreviver quando a situação desanda.
O que se pode inferir é que não há nada intrinsecamente ruim no mundo. Todo mal é um bem pervertido. Cada psicose é um instinto saudável que deu errado. Igualmente, considerar que o modelo das empresas familiares é contraindicado para os grandes negócios não é só precipitado como pouco inteligente.
Atuando em consultoria corporativa, posso afirmar que o sucesso de qualquer empresa está em sua organização, na visão de oportunidade e no apego incondicional de seus dirigentes aos princípios da gestão. Trata-se de pôr em prática o que postulou o mestre Peter Drucker: "A empresa e a família somente sobreviverão e se sairão bem se a família servir à empresa, e nunca o contrário".
______________________ 


Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473