22 de mai. de 2013

SÓ TEM CHANCE DE VENCER QUEM AGIR

ABRAHAM SHAPIRO

O Raul tinha uma pizzaria incrível no centro de uma cidade do interior. Certo dia, o negócio quebrou.
Quando retornei à cidade, senti falta das mais deliciosas pizzas à moda do Sul da Itália que eu adorava. Encontrei-me casualmente com ele e tive a curiosidade de perguntar o que houve. A resposta do Raul me surpreendeu. Ouça o que ele disse:
“Quando abri a minha empresa, a cidade tinha vinte pizzarias. Hoje já são quase duzentas. À medida que a concorrência chegava, eles investiam em propaganda e até panfletavam as casas e prédios da redondeza. Eu nunca fiz isso. Confiei na fidelidade dos meus clientes. Achei que eles nunca me trocariam. Mas eles me trocaram. Por fim, eu saqueava o caixa da empresa. Comprei carro, moto e outros bens acima das possibilidades. Pensei que estivesse ficando rico. O capital foi minguando, até o dia em que entrei em banco e não consegui sair mais. Em seguida, quebrei!”.
Uma das grandes lições dos negócios é: “Não adianta apenas ter consciência dos problemas. É preciso ter atitude e fazer algo para resolvê-los”.
O combustível poderoso para qualquer atitude se chama “vontade”. E o Raul havia perdido a dele. Pelo jeito,  deixou sua bela pizzaria definhar aos poucos.
Quantos negócios promissores não estão na mesma situação agora?
O mais importante quando há problemas com os negócios é conversar com pessoas que entendem, aconselhar-se, buscar parcerias, contratar uma consultoria competente. Entretanto, “jamais deixar a peteca cair”.
Se o seu negócio está desorganizado e precisa de indicadores reais de desempenho, procure o Sebrae de sua cidade. Os consultores poderão ajudar a avaliar as suas ideias de modo objetivo e sem qualquer parcialidade.
Dê valor ao que você já sabe juntando-o com orientações claras e práticas sobre aquilo que você ainda não sabe.
Boas intenções não salvam ninguém da morte! Portanto, você, que suponho ainda estar vivo,  entenda vez por todas que é hora de agir.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473