29 de mai. de 2013

CONVERTA A PRESSÃO EM SATISFAÇÃO

ABRAHAM SHAPIRO

A indústria que mais fatura e cresce no mundo é a do entretenimento. O ser humano busca prazer desde a infância.
Quantas pessoas vivem cada dia à espera do fim de semana? Observe as as mídias sociais. Estava escrito numa imagem no Facebook: “Hoje é segunda-feira... Não faz mal. Sexta eu me vingo!”.
Gente comum vive apenas pelo prazer, e quer fazer só o que gosta. Parece lógico, pois quando  eu faço “aquilo que gosto”, minha dedicação natural é maior. Eu nem sinto o tempo passar”.  Para estas mesmas pessoas, trabalhar uma ou duas horas extras ou num fim de semana é uma tortura. Elas o encaram como “pressão”.
Pense num atleta olímpico. Ele só trabalha sob pressão. O que ele busca? Menos um segundo, mais um centímetro ou levantar um peso maior. Seu técnico faz pressão contínua sobre ele, impondo critérios inflexíveis... Por quê?  Há uma meta, um objetivo a ser atingido.
Se você perguntar a ele por que se submete ao duro regime do técnico, ele irá rir da sua pergunta! “Ei!”, ele diz! “É exatamente isso o que eu quero. Como chegar à medalha de ouro se não assim? Eu gosto”.
Prazer... Gostar. Não será este o segredo do sucesso? Fazer o que se gosta? E se não for possível?  Neste caso, a outra possibilidade é gostar do que se faz! Com um pouco de atitude, esforço e auto-programação você consegue.
O problema, portanto, não está na pressão, mas na insatisfação.
Quando você encarar a sua função, o seu trabalho e a sua meta com prazer – respeitadas as condições de carga horária, saúde física e psicológica, havendo reconhecimento e recompensa – a pressão terá outro significado pra você. Ela não será contrária, mas favorável.
Se depende de você ter prazer, satisfação e gosto por aquilo que faz, escolha isto... e comece a ser feliz no instante seguinte com mais saúde, satisfação e nenhuma raiva!
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473