19 de mai. de 2013

O IRRESPONSÁVEL QUEM É?

ABRAHAM SHAPIRO


Sabe como reconhecer um irresponsável? Simples. Ele dirá: “Não sou responsável por isso” e você continuará com o problema que o levou a procurá-lo.
E o responsável, como é? Você o ouvirá dizer: “Fique tranquilo, senhor. Não é minha responsabilidade, mas eu o ajudarei”.
Uma pessoa que reconhece seus erros e os conserta é querida e cobiçada para as melhores oportunidades.
Já aquelas  cujo orgulho ou arrogância lhes cegam a visão e encaram seus erros como injustiças, acusações ou coisas dessa natureza, são perigosas, capazes de engendrar planos de vingança e até de causar prejuízos com o fim de se justificar. Elas se tornam indesejáveis, e a menos que mudem, com o tempo serão deixadas de lado, pois a ninguém  compensa  tê-las por perto.

Observe um fato. Quanto mais ignorante ou de baixo nível de compreensão for a pessoa, menos capacidade de reconhecimento dos próprios erros ela terá. É lógico, pois ela se sente inferior, e este senso de inferioridade lhe desperta a reatividade contra tudo e todos por achar injusto que lhe apontem erros. Ela irá revidar e causar enormes perdas.

Se você tem pessoas assim na sua equipe, proponho uma conversa educada, porém sincera a respeito. Estabeleça um tempo para que ela se arrependa e retifique seu procedimento padrão.

Caso ela não aceite a proposta ou seja teimosa em insistir em seu erro, corte-a de seu quadro de funcionários por mais profissional que ela seja.

É muito melhor ficar sem o indivíduo e garantir que a equipe se estabeleça, do que ficar nas mãos de alguém que a qualquer momento porá muito a perder por falta de inteligência ou por sentir-se lixo.
O Rei Salomão disse: “Quando vem o orgulho, chega a desgraça, mas a sabedoria está com os humildes”.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473