ABRAHAM SHAPIRO
Sabe por quê? Não é função de força ou fraqueza aparentes. É mais oculto. É mais interior. É, antes de tudo, questão de caráter das pessoas que a dirigem.
______________________
Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473
O meio influencia as pessoas. É por esta razão que adotamos limites na
educação de nossos filhos.
Aristóteles dizia que nossas ações
viram hábitos, os hábitos viram nosso caráter e o caráter se transforma em
nosso destino. As pessoas se acostumam com o bem e o mal. O negativo torna-se vício,
assim como fazer coisas erradas.
O que antes o fulano rejeitava, já
não o faz hoje. Já virou normal. Até ontem
ele podia evitar. Hoje enraizou. Mudar este hábito irá exigir dele a energia de
uma bomba atômica.
Com empresas é assim também. É o que
explica a perda de mercado mesmo em momentos de oportunidades gigantescas e
incríveis de crescimento. Maus hábitos levam
qualquer bom negócio a evaporar como éter. Sintomas principais? Indiferença com
planejamento, ódio à estratégia, e desinteresse
pelo cliente.
Durante a crise de 2008, os negócios
de uma média empresa passavam por apertos. Realizaram um investimento
importante na implantação de uma central de pesquisa de satisfação de clientes.
O direcionamento técnico e comercial que
conseguiram com essas pesquisas promoveram mudanças significativas na qualidade
do produto. Os resultados foram imediatamente vistos por todos.
Assim que os negócios melhoraram e o
caixa fortaleceu, a pesquisa passou a segundo plano. Atrasos, perdas significativas na qualidade
dos produtos e a crescente detração de clientes já não importavam mais. Os indicadores
caíam semana a semana. Mas todos estavam fascinados com o crescimento quantitativo
das vendas.
Questionado a respeito, o diretor declarou: “Não se preocupe. O
mercado compra tudo. É só produzir”.
Saiba que isto não é só possível,
como acontece com imensa amplitude. O
culpado? São os hábitos. Assim como pessoas perdem a sensibilidade por causa
dos vícios, as empresas se autodestroem e se autodemolem mesmo quando os números dão sinais de prosperidade. Sabe por quê? Não é função de força ou fraqueza aparentes. É mais oculto. É mais interior. É, antes de tudo, questão de caráter das pessoas que a dirigem.
______________________
Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473