20 de mai. de 2013

(PÉSSIMOS) HÁBITOS DA EMPRESA

ABRAHAM SHAPIRO

O meio influencia as pessoas.  É por esta razão que adotamos limites na educação de nossos filhos. 
Aristóteles dizia que nossas ações viram hábitos, os hábitos viram nosso caráter e o caráter se transforma em nosso destino. As pessoas se acostumam com o bem e o mal. O negativo torna-se vício, assim como fazer coisas erradas.
O que antes o fulano rejeitava, já não o faz hoje. Já virou normal.  Até ontem ele podia evitar. Hoje enraizou. Mudar este hábito irá exigir dele a energia de uma bomba atômica.
Com empresas é assim também. É o que explica a perda de mercado mesmo em momentos de oportunidades gigantescas e incríveis de crescimento.  Maus hábitos levam qualquer bom negócio a evaporar como éter. Sintomas principais? Indiferença com planejamento, ódio à estratégia, e  desinteresse pelo cliente. 
Durante a crise de 2008, os negócios de uma média empresa passavam por apertos. Realizaram um investimento importante na implantação de uma central de pesquisa de satisfação de clientes.  O direcionamento técnico e comercial que conseguiram com essas pesquisas promoveram mudanças significativas na qualidade do produto. Os resultados foram imediatamente vistos por todos.
Assim que os negócios melhoraram e o caixa fortaleceu, a pesquisa passou a segundo plano. Atrasos, perdas significativas na qualidade dos produtos e a crescente detração de clientes já não importavam mais. Os indicadores caíam semana a semana. Mas todos estavam fascinados com o crescimento quantitativo das vendas. 
Questionado a respeito, o diretor declarou: “Não se preocupe. O mercado compra tudo. É só produzir”.
Saiba que isto não é só possível, como acontece com imensa amplitude.  O culpado? São os hábitos. Assim como pessoas perdem a sensibilidade por causa dos vícios, as empresas se autodestroem e se  autodemolem mesmo quando os números dão sinais de prosperidade. 

Sabe por quê? Não é função de força ou fraqueza aparentes. É mais oculto. É mais interior. É, antes de tudo, questão de caráter das pessoas que a dirigem.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473