ABRAHAM SHAPIRO
______________________
Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473
A mocinha do balcão me interpelou
dizendo:
- “Sr Shapiro, eu sou sorridente para todos os clientes e sou positiva, mas
eles não reconhecem o meu trabalho. Eu recebo muitas críticas”.
E eu lhe respondi:
- “Minha querida, entenda.
O que todo cliente quer é atendimento. Não adianta sorrir e falar
bonito apenas. Ouça bem o que ele quer, e seja sincera. Semblante aberto, só, não encanta ninguém. Acabou esse tempo.
E prossegui:
"Imagine que você queira comprar uma roupa, entra numa
loja, experimenta uma, prova outra, até que a terceira fica meio desajeitada em
você. O que gostaria que a vendedora lhe dissesse? Que você está maravilhosa? É
claro que não. Você quer que ela seja sincera.
O garçom diz que o risoto vai
demorar só um pouquinho. Acaba levando uma hora. Por mais que ele sorria, o
cliente está desapontado com ele. É
errado dizer que o pedido será expedido em dois ou três dias, quando a produção
levará uma semana só para liberá-lo.
Pessoas em todo lugar – lojas,
hotéis, bancos, ao telefone – querem a verdade. Por isso, se você quer reconhecimento
pelo seu trabalho, treine as regras, conheça os produtos e seja sincera com o
cliente. Jamais queira enganá-lo só para
manter as aparências ou empurrar mercadoria. Dê atendimento a elas.
Entregue o que cliente comprou. Cumpra
o que ele contratou. E se houver dificuldade que impeça de fazer isto, fale a ele. Chame-o
para uma conversa e demonstre o que há. Sinceridade.
Se você agir desta forma, demonstrando
esforço e objetivo em atender com a melhor
qualidade possível, você conseguirá mais do que a satisfação do cliente. Você
somará valor à sua empresa e à sua marca pessoal”.______________________
Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473