10 de mai. de 2013

PESSOAS COMPETENTES DA FAMÍLIA

ABRAHAM SHAPIRO


Uma empresa familiar costuma virar cabide de emprego de parentes. Você acha certo? Não é fácil responder. Mesmo porque não se pode generalizar.
Muitas vezes, um parente pode superar as expectativas do cargo e fazer os negócios irem além do que poderiam sob o comando do fundador.
Outras vezes, por falta de aptidão ou capacidade, o herdeiro dilapida um patrimônio de décadas de esforço.
Naquela empresa tradicional, que cresceu no interior e enriqueceu realizando negócios em sua região, as coisas estavam apertadas demais para o gerente de RH. Ele tinha um trabalho colossal.
Vou explicar.
Após  demorados e rigorosos processos de seleção, este gerente via seus esforços transformados em nada pelos caprichos do proprietário – um chefe centralizador e sabe-tudo, cujo hábito consistia em desqualificar qualquer funcionário contratado. Ninguém era bom o bastante pra ele.
Certo dia, diante da necessidade de contratação de um gerente comercial e sabendo que todas as tentativas acabariam frustradas, o RH levou um currículo para apreciação do patrão que não poupou as piores críticas. Disse que o candidato não tinha perfil nem para atuar como auxiliar de escritório de sua empresa. Acabou repetindo um velho discurso de que a companhia era de alto nível e que jamais aceitaria alguém com tão baixa formação.
Neste momento, o RH declarou algo que o deixou desconcertado. O currículo em foco era de seu filho, diretor de vendas já há três anos. O RH havia apenas trocado o nome.
Deste dia em diante, o patrão presunçoso “baixou a bola” e tratou de ser mais tolerante com os fatos normais da vida profissional. Aprendeu, vez por todas, que parentesco e competência profissional são coisas que nem sempre andam juntas.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473