21 de mai. de 2013

GRENDENE: UM EXEMPLO DE SUCESSO EM EMPRESA FAMILIAR

ABRAHAM SHAPIRO

No Brasil, existem várias empresas familiares que conseguiram deixar o status de domésticas e tornaram-se profissionais. Hoje são excelentes, com uma governança corporativa equacionada, o que as torna prósperas e rentáveis.
Em setembro de 2005, o grupo Votorantim, por exemplo, ganhou o título de Melhor Empresa Familiar do Mundo da Family Business Network, maior organização internacional de estudos sobre empresas familiares.
Pedro e Alexandre Grendene
Há poucos dias, foi a vez de Alexandre Grendene e Pedro Grendene receberem sobre si as luzes do cenário corporativo nacional. O processo de profissionalização de sua empresa, a Grendene, iniciado em 2003, avançou mais uma etapa – desta vez, com a saída destes dois importantes personagens da gestão.
A saga da família Grendene é uma autêntica história de coragem e inteligência.
Em 1971, vendo que o uso do plástico seria amplificado na indústria, a empresa começou a produzir telas para garrafões de vinho da Serra Gaúcha, substituindo as peças feitas em vime.
Foi só em 1979 que, observando as sandálias de tiras dos pescadores da Riviera Francesa, Pedro Grendene teve a ideia que revolucionou a empresa. Nascia a Melissa Aranha. Mais que um calçado de plástico injetado, a marca virou símbolo da moda.
A contratação de grandes nomes nacionais e internacionais como recurso para impulsionar suas marcas trouxe, para deleite do público, Sharon Stone, Gisele Bündchen, Xuxa, Roberto Carlos e outros destaques para suas peças publicitárias.
A profissionalização da empresa é, neste momento, um novo esforço de superação do nível atual de negócios para o patamar de “competidor padrão global”.
A oportunidade de mercado diante da qual se encontra a Grendene é única.
Na verdade,  existe um expressivo número de empresas familiares pouco conhecidas e que poderia se equiparar aos casos de sucesso, mesmo apesar de toda a complexidade envolvida numa profissionalização. O maior obstáculo, porém, talvez seja a resistência dos dirigentes.
A Grendene é uma prova real deste oceano de oportunidades que está aí diante de quem quiser seguir à frente e perenizar sua empresa.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473