8 de mai. de 2013

O CHICAGO BULLS E O EGO INIVIDUAL

ABRAHAM SHAPIRO

Você é daquele tipo de gestor que se apega a frases de filosofia barata sem qualquer sentido prático? Eu tenho certeza que não. Mas para aqueles que insistem nisso, acredito que devam estar tentando, sem sucesso, implantar a velha máxima dos esportes que diz: "Em um time vencedor não existem egos”.
Que grande bobagem!
Já ouviu falar no Chicago Bulls? Time de basquete da NBA – Associação Nacional de Basquete dos Estados Unidos? Este é o time da cidade de Chicago, no estado de Illinois, fundado em 1966 e seu proprietário se chama Jerry Reinsdorf.
Até os anos 1980, o Chicago Bulls foi um time sem grandes conquistas ou expressão. Com a chegada de Michael Jordan isso mudou.  Jordan se converteu num grande líder de equipe, e nas mãos do treinador Phil Jackson, conquistou seis vezes a NBA na década de 1990, transformando o time num dos mais famosos do mundo.
Será que alguém pensa que o técnico Phil Jackson ganhou seis campeonatos com os Chicago Bulls nivelando o talento de Michael Jordan com o do resto do time?
Bem. É claro que o trabalho de equipe é importante. Mas o que se deve entender é que “trabalho de equipe” não se faz baixando o nível de alguém extremamente talentoso para o menor denominador comum.
Times espetaculares invariavelmente são constituídos por indivíduos talentosos que geralmente têm egos inflamados,  mas que cooperam incrivelmente com a grandeza da equipe. Luta de egos é algo próprio do ajuntamento de talentos. Nestas circunstâncias críticas do que depende o sucesso? Quer saber? Da ação de um líder verdadeiro, que, antes de tudo,  compreende esta realidade de confronto e a interpreta como sendo natural. Ele é quem conseguirá o alinhamento do grupo em função da vitória que será obtida ao se tornar uma equipe.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473