24 de mai. de 2013

TRÊS TIPOS DE PESSOAS DESTE MUNDO

ABRAHAM SHAPIRO


Há pessoas com quem é facílimo falar sobre coisas ou pessoas. Mas falar de ideias? Nem tente. Elas empacam. “Empacar” aqui é um verbo proposital.
Os três níveis de gente que se acha neste planeta, são: gente baixa – aquelas que falam de pessoas; gente mediana – as que falam de coisas; e as verdadeiramente elevadas – as que entram e saem do mundo das ideias com facilidade.
Talvez você pense que eu sou um intelectualóide presunçoso e metido a inteligente. Eu não sou. E nem me iludo com isso. Tenho problemas de memória e meu raciocínio não é lá essas coisas. Eu me esforço muito para entender certos assuntos. Mas sempre adorei expor o que penso. Gosto de detalhes, de falar das minhas próprias interpretações e sentimentos porque isso é o que me realiza como indivíduo.
O meu problema sempre foi encontrar um interlocutor, uma pessoa também disposta a falar sobre ideias. Foram tão poucas até hoje! Mas eu nunca perdi a esperança. Inicio o diálogo, prossigo com entusiasmo, mas tão logo ele se torna um monólogo sem perspectiva, abro mão da minha procura... e se eu quiser continuar, terei de cair na armadilha de falar de pessoas ou, no máximo, de coisas.
Onde estará o problema? Ou quem será o problema? Eu, talvez? Serei um doido daqueles que resolveram torrar a paciência dos habitantes deste mundo?
Não sei.
Na verdade,  a impressão nítida que tenho  aqui, hoje, é que parece não haver lugar para as pessoas que gostam de pensar. Existem sim, territórios imensos  para quem apenas fala.... fala..... achando ser isto a vida, a razão, ou o sentido de ser.
Socorro. Tirem-me deste mundo. Eu preciso voltar ao planeta de onde vim.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473