23 de mai. de 2013

ANALISE DE MODO DIFERENTE.... VOCÊ GANHA MAIS!

ABRAHAM SHAPIRO

Há algum tempo,  lí um excelente post num blog americano sobre percepção. Era a história de uma análise estatística  durante a Segunda Guerra. Achei-a curiosa e talvez nos ajude a encontrar um modo novo de avaliar os vários pontos de vista com que nos deparamos em  todas as situações.
Um mecânico estudava a blindagem de aviões de combate em suas áreas mais frágeis. O objetivo era reduzir as muitas baixas de soldados e aeronaves norte-americanas.
Ao examinar os aviões que retornavam às bases aéreas, esse mecânico, chamado Abraham Wald, detectou um padrão de áreas atingidas na fuselagem das aeronaves. Com muito pequenas variações o sinistro se localizava sempre numa área que pouco variava de um avião para outro.
Assim que determinou este padrão, Wald partiu para a formulação de um novo modelo de blindagem, que em primeira análise, sugeriria uma óbvia aplicação de mais proteção nas áreas constantemente atingidas pelos ataques inimigos.
Mas para surpresa geral, durante a apresentação de resultados do estudo, Wald mudou completamente a tendência do pensamento predominante. Ele teve um insight incrível. Sugeriu um modelo de blindagem que protegia diversas áreas das aeronaves, exceto todas aquelas que eram mais frequentemente atingidas. E, de sobra, justificou sua conclusão por aquela falsa percepção que nos empurra a enxergar o que devemos fazer pelo viés do sucesso, sem levar em conta que o fracasso adota o mesmo padrão e poderá vir no mesmo pacote.
Vou explicar melhor. Se os aviões eram atingidos quase sempre no mesmo lugar e ainda assim voltavam para as bases, estava claro que as avarias naqueles pontos não eram fatais. Muito provavelmente, os aviões abatidos, e que não podiam ser avaliados, apresentariam buracos de bala em áreas distintas daquelas estatisticamente mais afetadas.
Fica aqui a advertência. Muitas vezes – ou sempre – devemos olhar mais para os fracassos e aprender com eles, para, assim,  chegar ao sucesso com que sonhamos.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473