ABRAHAM SHAPIRO
Quando o funcionário desconhece os
procedimentos padronizados mínimos de sua função, ele se vê obrigado a agir por
si. Qual ferramenta usa? Sua percepção básica. E os resultados quase sempre não
serão conformes aos que seus superiores e clientes esperam.
Sem conhecer um padrão para agir, o
funcionário se obriga a agir. E ao agir não fazendo o que é esperado, seu chefe
certamente o repreenderá. Mas qual é o erro aqui? Este funcionário não tem
meios de saber "o que" exatamente deve fazer, “como fazer” e “o nível
de eficiência” que precisa atingir.
Isto envolve inúmeras variáveis
invisíveis. Uma delas é o clima organizacional, pois gera altos níveis de insatisfação.
O curioso é que nunca há impedimento
algum para que a empresa estabeleça procedimentos para as funções. E isto
tampouco é difícil. O que falta, mesmo, é que os gerentes compreendam que devem
ter boa vontade para fazê-lo, especialmente porque exige esforço.
Na verdade, é comum os gerentes
confundirem dois conceitos. Padronizar procedimentos não é o mesmo que burocratizar.
Burocracia geralmente dificulta o fluxo produtivo, enquanto padronização de
procedimentos só facilita este fluxo.
Conhece algum Programa de Qualidade Total?
Qual é seu segredo de sucesso? São as descrições detalhadas dos procedimentos
de cada atividade e sua aplicação prática. Sem isso, o colaborador desorientado
não tem foco nem visão de sua participação no processo, ou seja, ele não saberá
como iniciar, como desenvolver e nem finalizar as tarefas. Ele irá adquirir
aquele hábito mortal e desgraçado de acumular deveres, iniciá-los e jamais terminar.
Para a sua informação, estudos
comprovam que deveres inacabados consomem recursos da empresa sem que ninguém
os contabilize. É como o vazamento de um líquido de dentro de um tanque sem que
alguém se preocupe em reter. É prejuízo na certa.
Outro ponto a saber é que quanto
mais o colaborador se envolve com organização, mais seguro ele se sente. A
consequência é seu engajamento e responsabilidade. Não é disso que você mais precisa?
Então faça a coisa certa, e do modo certo.
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473