13 de mai. de 2013

NÃO CORTE DESPESAS DE MARKETING

ABRAHAM SHAPIRO


Conhecer os anseios de clientes e a dinâmica do mercado não é simples. Demanda conhecimento e até um pouco de intuição. Mas é preciso cuidado, porque quando a intuição ultrapassa as medidas de participação das decisões, elas podem impactar negativamente as pessoas, a empresa e até os clientes.
É preciso prudência em usar afirmativas do tipo: “Estou neste mercado há trinta anos”, especialmente quando três décadas se passaram e a empresa continua com a mesma cara, os mesmos produtos e, naturalmente, os mesmos resultados inexpressivos.
Não se conhece o mercado com “palpites isolados”. Mercado é algo que muda à velocidade da luz e é tão definido quanto as nuvens do céu.
Há um diretor que se sente o máximo da sabedoria porque pergunta ao vendedor da própria empresa se os clientes estão satisfeitos com seus produtos e serviços. Esta é a referência mais confiável que ele mantém sobre seu mercado.
Agora me responda sinceramente: você conhece algum vendedor que diria ao patrão que seu produto é ruim, ou que a empresa não tem qualidades percebidas pelos clientes?
Outro sintoma comprometedor é o comportamento em momentos de crise. Certas soluções para otimizar a organização e derrubar pontos de equilíbrio tidas como óbvias podem também colocar em risco a saúde sistêmica da empresa.
Despesas com marketing é um exemplo. Elas são grandes candidatas a corte.  Quem faz isto demonstra matematicamente nada saber sobre mercado.
Espero não ser o seu caso!
Empresas que reduzem despesas de marketing de modo irrefletido costumam descobrir, mais tarde, que terão de gastar muito mais do que pouparam para se recuperar da prolongada ausência aos olhos de seu público.
Reveja os seus cortes hoje. Semana que vem poderá ser tarde demais. E se você quer um bom argumento, lembre-se: o caos porque muitas empresas passam quase sempre é obra de gente muito experiente!
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473