30 de abr. de 2013

UMA FÁBULA SOBRE O PODER

ABRAHAM SHAPIRO

Era uma vez um guerreiro famoso por sua invencibilidade na guerra. Era um homem cruel e, por isso, temido. Quando se aproximava de qualquer lugar, os moradores fugiam para as montanhas a fim de sobreviver por não haver outra alternativa.
Certo dia, alguém o viu com seu exército se aproximar de um pequeno povoado onde viviam agricultores e pastores. Entre eles, um velho sábio. Quando os habitantes ouviram a terrível notícia, trataram de juntar o que podiam e fugir rapidamente para os morros vizinhos. Só aquele velho permaneceu ali por não ter forças para ir em tempo a lugar algum.
O guerreiro chegou à aldeia e foi logo instilando crueldade, incendiando casas, matando animais soltos e destruindo bens abandonados. Não tardou para chegar ao casebre do sábio.
Ao deparar-se com o idoso, o guerreiro estranhou sua presença. Sem nenhum respeito, foi logo anunciando que seus dias haviam chegado ao fim. Mas para que não o chamassem de injusto, concedeu a ele um último desejo antes de fazê-lo passar ao outro mundo.
O sábio pensou um pouco e, pacificamente, solicitou ao guerreiro que fosse junto dele até o bosque. Chegando lá, o velho pediu apenas que cortasse com sua espada o galho de uma árvore. O guerreiro surpreendeu-se com o que lhe parecia uma enorme besteira.
- "O senhor deve ter enlouquecido! – disse. “Eu jamais concedi um último desejo a ninguém. Quando lhe dou esta graça, veja só o que me pede!”  
E com um golpe certeiro de sua espada, o soberano cortou o galho.
- "Muito bem" disse o sábio.
E pegando-o do chão, deu-o ao guerreiro dizendo:
- "Agora, por favor, ligue-o novamente à árvore".
O guerreiro explodiu numa grande gargalhada, enquanto vociferava:
- “Velho louco! Qualquer indivíduo sabe que o que me pede não é possível. Uma vez cortado, como se fará voltar o galho à árvore?
O sábio, então, olhando fundo nos olhos do  tirano, disse-lhe:
- "Loucura? Eu lhe direi. É iludir-se de que o poder está em destruir, separar e matar. Não há senão fraqueza e covardia nisso. O poder real encontra-se em ‘ligar o que foi cortado’, ‘unir o que foi separado’ e ‘fazer reviver o que estava morto’".      
______________________ 


Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473