14 de set de 2012

O MUNDO EM 2050


Deutsche Post DHL lança um estudo sobre o futuro.Com o lançamento do estudo sobre o futuro, "Delivering Tomorrow: Logística 2050", a Deutsche Post DHL lança um olhar sobre o futuro do comércio, dos negócios e da sociedade. O estudo traça cinco cenários diferentes para a vida no ano de 2050. Estas cinco visões do futuro são baseadas numa análise detalhada dos fatores mais críticos, incluindo o comércio e hábitos de consumo, tendências tecnológicas e sociais, bem como as alterações climatéricas - e estimar o seu impacto provável no comportamento das pessoas e dos seus valores em 2050.

 

Frank Appel, CEO da Deutsche Post DHL disse acerca deste estudo: "o ritmo das mudanças acelerou-se rapidamente nos últimos anos e neste complexo clima econômico, político e social, tornou-se praticamente impossível fazer previsões lineares. Num mundo onde é cada vez mais difícil de fazer previsões, temos que ampliar os nosso horizonte e pensar em alternativas. Só podemos conceber estratégias robustas e definir o rumo certo se ganharmos uma compreensão a partir de diferentes perspetivas. "

O desenvolvimento do estudo foi apoiado por 42 reconhecidos especialistas, incluindo Klaus Töpfer (antigo ministro alemão do Ambiente e Diretor do Programa Ambiental da ONU), Fatih Birol (economista-chefe da Agência Internacional de Energia) e Michael Hompel (Diretor Presidente da Fraunhofer Instituto de Fluxo de Materiais e Logística), bem como principais representantes de organizações como o Fórum Econômico Mundial, a Gesellschaft für Konsumforschung (GfK), o Rocky Mountain Institute, o Instituto Copenhagen para Estudos Futuros, o Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável e Greenpeace International.

A conclusão central do estudo é uma coleção abrangente de cinco visões credíveis do futuro. Eles descrevem o quão diferente o mundo poderia aparecer em 2050 em termos do grau de globalização, o grau de desenvolvimento económico e social, padrões tecnológicos predominantes e das condições ambientais. O estudo descreve cinco cenários de longo alcance, por vezes com visões radicais do estilo de vida em 2050. Todos os cenários compartilham um elemento comum: o relevante papel da logística nestas mudanças. A procura global de serviços de logística, de facto, cresce na maioria dos cinco cenários alternativos. Mas os requisitos específicos colocados nas empresas de logística e os desafios especiais que enfrentam variam de cenário para cenário.

O estudo, que é complementado por uma série de ensaios sobre vários aspetos multifacetados do futuro, é o terceiro projeto de pesquisa realizado no Grupo da série "Delivering Tomorrow". Ao publicar esta série inovadora de estudos, a Deutsche Post DHL pretende envolver outras pessoas num diálogo sobre questões centrais que irão moldar o mundo nas próximas décadas. "Como fornecedor líder nesta indústria global fundamental, é parte da nossa responsabilidade explorar intensamente as questões sociais e os negócios que irão moldar o futuro", disse Frank Appel ao justificar esta série de estudos. A série começou em 2009 com uma análise das expectativas do cliente em 2020. Um ano depois, ele debruçou-se sobre outra tendência importante do futuro - a mudança para uma logística mais sustentável.

O ponto de partida deste estudo baseou-se numa metodologia de análise detalhada dos fatores-chave e da sua relação com as tendências que poderiam ser determinantes para o mundo nas próximas décadas. Ao contrário dos métodos convencionais de projeção e análise isolada, a técnica dos cenários aqui utilizada define as direções possíveis para onde poderiam levar os principais parâmetros e associa-os com os cenários. As direções possíveis foram discutidas e avaliadas exaustivamente. Com esta abordagem, foi possível identificar de forma sistemática e abrangente vários sentidos de desenvolvimento possíveis e diversas visões complexas do futuro para as próximas quatro décadas.

Cenário 1: “Economia selvagem - colapso iminente"

O mundo é caracterizado pelo materialismo e consumo de massa desenfreado. Este estilo de vida insustentável é alimentado pela exploração incessante dos recursos naturais e um grande desenvolvimento, situação que leva ao aumento da poluição e, inevitavelmente, a mudanças climáticas que provoca o aumento de desastres naturais em todo o mundo. Num mundo em crescimento tumultuoso, a procura por serviços de logística e transporte aumenta exponencialmente. Uma super rede de transporte global assegura a rapidez da circulação das mercadorias entre os centros de consumo. Com a aceleração das alterações climáticas, as cadeias de abastecimentos sofrem cada vez mais interrupções, causando o surgimento de novos desafios para as empresas de logística.

Cenário 2: "Eficiência das Megacidades"

As "megacidades" emergem como os centros de poder do mundo e o grande epicentro do crescimento sustentável Elas são simultaneamente as principais impulsionadoras e as beneficiárias da mudança de paradigma em direção a um crescimento mais "verde e ecológico". Para superar os desafios colocados pela expansão das estruturas urbanas, como sejam os congestionamentos e as emissões poluentes, as megalópoles tornaram-se campeãs da colaboração. A robótica revoluciona o mundo da produção e dos serviços. Os consumidores mudam os seus hábitos: os produtos passam a ser cada vez mais alugados em vez de adquiridos. Conceitos de tráfego altamente eficientes têm aliviado os congestionamentos. Uma super rede de transportadores globais, compreendendo camiões, barcos e aeronaves, bem com transportes espaciais, abriu importantes rotas comerciais entre as grandes Megacidades do mundo. O setor de logística é agora responsável pela gestão de logística das cidades, nos serviços públicos, aeroportos, hospitais e centros comerciais.

Cenário 3: "Estilo de Vida personalizadas"

Este cenário descreve um mundo onde a individualização e consumo personalizado são penetrantes. A fabricação personalizada de produtos e a sua reciclagem acelerada permitem a produção ecológica e promovem a sustentabilidade. Os consumidores têm a capacidade de criar, projetar e fabricar seus próprios produtos. O desenvolvimento das impressoras 3D são essenciais para esta realidade. Isto leva a um aumento do fluxo do comércio regional, apenas as matérias-primas e os dados continuam a circular no mundo. Os sistemas de personalização e de produção regional são complementados por redes de energia e infraestruturas descentralizadas. Para o sector da logística sobra apenas uma necessidade muito reduzida de transporte para longas distâncias de produtos prontos ou semi acabados devido à localização das cadeias de valor. Os fornecedores de serviços logísticos asseguram fisicamente toda a cadeia de valor. Estes gerem igualmente a transmissão do fluxo de dados criptografados de construção e design dos produtos para alimentar as impressoras 3D. O acesso a boas condições logísticas em termos regionais bem como uma forte rede local de alta qualidade serão fatores essenciais para o sucesso de uma organização descentralizada de produção.

Cenário 4: “O protecionismo paralisante”

Este cenário descreve um mundo onde o processo de globalização foi parado, devido a dificuldades económicas, ao nacionalismo exacerbado e ao surgimento de barreiras protecionistas. O desenvolvimento de novas tecnologias deixou de ser uma prioridade e foi deixado completamente para trás. Simultaneamente a falta generalizada de recursos eliminou a mentalidade descartável e levou à produção de produtos de duráveis. Os elevados preços da energia e a drástica escassez da oferta levam a conflitos internacionais para o controle dos recursos energéticos. O setor da logística é então confrontado com os desafios colocados pelo declínio no comércio mundial e a regionalização das cadeias de abastecimento que daí resultam. Os Estados passam a considerar a logística como uma indústria estratégica. Devido às relações tensas existentes entre os blocos que se vão formando e alguns países, os fornecedores de serviços logísticos localizados em países de blocos livres agem como intermediários de um comércio num mercado internacional.

Cenário 5: “Resiliência Global - Adaptação Local”

Este cenário descreve um mundo muito marcado por um alto nível de consumo e que é sustentado por uma produção automatizada de baixo custo. As alterações climáticas, aceleram e acabam por provocar catástrofes naturais frequentes. Estes desastres veem perturbar as cadeias de abastecimento e as estruturas de produção, provocando falhas repetidas de abastecimento. O novo paradigma económico aposta na transição para um estado onde se otimiza a eficiência, procurando simultaneamente reduzir a vulnerabilidade e aumentar a resiliência. A transformação radical dos sistemas de produção redundantes e a preferência pelas cadeias de abastecimento regionais ao invés dos sistemas globais anteriores, criam condições à economia mundial global para melhor resistir à adversidade. O mundo resiliente de 2050, cujas trocas de mercadorias foram regionalizados, tem por base uma atividade logística onde a segurança do abastecimento é a prioridade absoluta. As infraestruturas sólidas garantem transportes fiáveis, mesmo nos períodos mais instáveis e perigosos. Para substituir os complexos processos de entregas just-in-time, grandes áreas de armazenamento, considerados infraestruturas indispensáveis ficam localizadas próximas das instalações do fabricante e são.

Fonte - DHL