17 de set. de 2012

SABER FAZER É SUPERIOR A FAZER

Artigo publicado no jornal FOLHA DE LONDRINA, em 17/09/2012, na coluna ABRAHAM SHAPIRO, em Empregos e Concursos.

ABRAHAM SHAPIRO


O cachorro e o cavalo eram os animais mais próximos à casa do fazendeiro. O cachorro, como sempre, o melhor amigo do dono. O cavalo também era querido, mas a seu modo e natureza.
Com o passar do tempo, no entanto, o cavalo sentiu uma pontinha de ciúme.  O cachorro ganhava mais carinho, mais comida e brincadeiras. O cavalo, por sua vez,  só era procurado para a monta e transporte, e de sobra, levava alguns golpes de chicote no lombo. Tomou coragem, e, aproveitando um momento de descontração, chegou ao cachorro e perguntou:
- “Diga-me, se puder,  o que é que você faz para ser mais querido que eu por nosso dono?”
O cachorro, humilde e companheiro como era, discordou da visão do cavalo. Porém, diante de tanta insistência, revelou o que pensava ser o seu segredo.
- “É muito simples” – disse o cão. “Quando o dono chega a casa, eu pulo sobre ele e o cubro com minhas lambidas”.
O cavalo gostou de conhecer o segredo canino, e no mesmo dia, sem cerimônia, quando o fazendeiro chegou de uma ida à cidade, disparou num galope em sua direção, saltou sobre  ele e começou a lambê-lo com toda dedicação.
O fazendeiro, atônito, achou que o cavalo tivesse enlouquecido. Reagiu de pronto, pegou seu chicote e enquadrou-o.
Na manhã seguinte, quando o cavalo encontrou o cachorro, pôs-se a reclamar:
- “Que negócio é esse. Você é meu amigo ou ‘amigo da onça’? Eu mal saltei sobre nosso dono e comecei a lambê-lo, e ele pegou seu chicote e me surrou como nunca! Apanhei tanto que nem consegui deitar-me direito. Meu corpo todo dói”.
Ao que o cachorro lhe respondeu:
- “Querido amigo, eu fiz o que pude. Mas ouça uma lição que eu me demorei muito a aprender. Nesta vida, fazer não é tudo. A verdadeira diferença está em saber fazer”.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473