5 de set. de 2012

PARA TUDO HÁ UM TEMPO

ABRAHAM SHAPIRO

Conta-se a história de dois prisioneiros condenados à morte que já estavam há seis meses na prisão. No dia da execução, o tenente levou-os pelo corredor e pelas escadas até que chegaram ao pátio onde tudo aconteceria. Foram conduzidos ao paredão, receberam um último trago de bebida, e depois lhes vendaram os olhos e amarraram suas mãos atrás das costas. O padre fez as rezas. Em seguida, o tenente caminhou solenemente em direção ao pelotão, postou-se em sua posição de comando e gritou: “Atenção! Apontar....” e, então... surpreendentemente, naquele instante,  um dos prisioneiros virou-se para o outro e disse: “Preste atenção no que vou lhe dizer: tenho um plano fantástico para nós!”
Não pense que isto é uma piada. Você verá centenas de vezes ao dia milhares de situações parecidas em tantas empresas.
Diretores,  gerentes, patrões saem em busca da solução a problemas cruciais de suas empresas quando já não há mais o que fazer. Em muitos destes casos, eles não conseguiram visualizar claramente estes problemas enquanto se desenvolviam. Por isso, se demoram a agir e agora é tarde. Mas existem também os casos de ilusão, em que eles conhecem a grandeza do obstáculo, mas acreditam – e permanecem acreditando –  que tudo vai melhorar por si,  como por um milagre.
Não há consultor ou especialista no mundo capaz de reverter estados perdidos.
Morrer de diabetes ou hipertensão, hoje, é falta de disciplina e tratamento médico, concorda? Um consultor está para a empresa assim como o médico para o doente. Quanto antes o diagnóstico for realizado, maiores chances de cura haverá.
Uma consultoria só é útil quando as situações a ela submetidas forem superáveis. Não sendo, nem o mais competente guru do planeta terá solução ou orientação que se aplique. A coisa estará ao pé daquela antiga sabedoria: “Marmelada na hora da morte, mata de congestão”.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473