14 de set. de 2012

COMO É CHATO UM SABICHÃO

ABRAHAM SHAPIRO

Alguns dizem que “aprender significa adquirir uma descrição exata do mundo para depois aplicá-la”. Outros, que “aprender é obter conhecimento, possuir a informação correta”.
Independente do quão racionais, abstratas e pragmáticas sejam estas definições, estudar e aprender são das maiores necessidades da vida. A meu ver particular equiparam-se  a respirar, comer e a outras grandes necessidades. Um indivíduo sem conhecimento terá restrições sérias em sua relação com o mundo, com a vida, com o trabalho e a sociedade.
E agora tenho certeza que você está pensando num ponto importantíssimo a acrescentar: “Sem prática, o conhecimento é vão”. Está certíssimo!
Ouvi de meu mestre que uma pessoa sem sabedoria – e agora já não estou falando mais de conhecimento – terá uma velhice inútil.  Para quê serve um idoso sem sabedoria e visão?  Isto é exatamente o que falta a todos os que estão à sua volta! Se ele as tiver, será um benefício a todos. Se não, a sociedade o descarta naturalmente.
Venho de uma cultura que aprecia mais o conhecimento real do que a simples vontade de aprender. No entanto, nada há mais intragável e indigesto do que um sabichão. Conheci um desses outro dia. Você, eu, um guru do Tibet e Albert Einstein juntos não daríamos conta do tanto que ele sabe. O homem é incrível. Ele já viu tudo. Ele já fez tudo. Ele já esteve em todos os lugares e para qualquer item ele possui uma explicação – se correta ou não, só um especialista para julgar, pois ele sabe falar complicado o bastante para o ouvinte desistir de avaliar.
Depois de muito pensar e refletir sobre  este pobre sujeito concluí que o sabe-tudo não é alguém que sabe tudo. Ele, na verdade, é alguém que, sim, deriva sua autoestima do fato de estar certo. Apenas e pobremente isso!
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473