19 de set. de 2012

FOCO SOBRE O QUE FAZ A DIFERENÇA

ABRAHAM SHAPIRO

Um amigo meu teve de comparecer ao fórum. O juiz determinou um recesso para o almoço. Mas como não havia tempo suficiente para ir a um restaurante, ele e seu advogado foram até uma banca de revistas que tinha uma vitrine de guloseimas e refrigerantes.
O advogado pediu três barrinhas de chocolate e um refrigerante Diet.
Meu amigo ficou surpreso:
- “Eu até entendo que você coma os chocolates. Mas como explica a bebida DIET?”
O advogado respondeu:
- “Eu procuro evitar ingerir calorias em tudo o que for possível!”

Isto é que é ter foco sobre um objetivo! Este advogado superou Walt Disney quando declarou amar mais o Mickey Mouse do que qualquer mulher que ele havia conhecido.
Grande parte dos problemas das empresas e dos profissionais não é resolvida em tempo hábil por falta de foco.
Quem nunca enfrentou problemas de aperto no fluxo de caixa, por exemplo? Estas horas exigem que se adotem medidas de contenção de despesas. Você talvez tenha pensando na palavra “austeridade”, certo?  É isso mesmo.
Mas o que muitos dirigentes fazem? Decretam o imediato corte do cafezinho e do papel toalha – quando não do papel higiênico também.
Que visão é esta? Quanto representará uma economia mensal de mil ou dois reais no orçamento geral de uma empresa média? Esta é a força a  ganhar numa hora de aperto? Papel toalha e cafezinho?
Conheço casos clássicos em que, após uma rodada simples e curta de renegociação dos principais itens de compra junto a fornecedores, a empresa conseguiu uma economia efetiva de 10%. E após a crise, estes 10% a menos continuaram. Isto é gestão focada!
Cafezinho e papel toalha de empresa alguma resolvem aquelas mazelas que todo mundo gosta de deixar para a próxima semana.
Está aí a lição daquele advogado: "Concentre-se onde é possível e benéfico concentrar-se!" Jamais abandone a inteligência a ponto de proclamar ao mundo as suas decisões impetuosas e risíveis.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473